Professor explica como se inserir em uma nova cultura

Na quinta-feira, dia 12 de maio de 2022, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa recebeu o Prof. Dr. Fábio Leite, membro do Departamento de Psicologia da Ohio State University, para uma palestra sobre “Competência Internacional” e como se inserir em uma nova cultura. O autor do livro “A long way from Bitingui: a journey within the Americas” compartilhou com os alunos da ESEG  e do Colégio Etapa sua experiência estudando e vivendo no exterior e como foi se adaptar a uma cultura diferente da sua original.

Fábio conta que, durante seu tempo como intercambista e convivendo com outros estudantes de diferentes nacionalidades, ele percebeu um diferencial nos alunos que se adaptavam mais facilmente à nova realidade: estes buscavam entender a cultura em que estavam inseridos em vez de fazer comparativos com a de sua origem.

Referenciando as pesquisas da doutora Darla K. Deardorff, o professor estabelece que certas atitudes individuais, como ter uma mente aberta, respeito, curiosidade, observação, atenção e empatia são essenciais para uma boa adaptação a uma nova cultura. Segundo ele, é a partir delas que se pode desenvolver uma capacidade de interação com novas pessoas e, assim, criar laços saudáveis em um ambiente até então desconhecido.

Fábio acrescenta que essas dicas funcionam também para uma realidade mais próxima, como a mudança para um novo ambiente de trabalho com uma equipe diferente e diversa. Para ele, é preciso autoconhecimento, confiança e resiliência para se inserir ativamente em uma nova realidade e, por mais trabalhoso que seja, os resultados compensam.

Ao final da palestra, foi realizada uma rodada de perguntas em que o professor pode sanar dúvidas dos alunos em relação à vida no exterior e, de maneira geral, como se inserir em um novo contexto profissional e pessoal.