A semana dos novos alunos foi movimentada e recheada de assuntos importantes

No dia 15 de agosto, os novos alunos de Engenharia de Computação e Engenharia de Produção da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa iniciaram suas atividades acadêmicas do primeiro semestre com uma programação especial. Já na primeira semana, os estudantes participaram de palestras que abordaram temas relevantes para seu crescimento pessoal e profissional. Além disso, os ingressantes entenderam como a ESEG é parte fundamental do processo de formação e quais diferenciais a Faculdade possui para promover o desenvolvimento de cada um.

No primeiro dia de aula, o professor Me. Marcelo Dias, coordenador geral e do curso de Engenharia de Produção, introduziu os estudantes no ambiente universitário e apresentou as soft skills - habilidades e competências - altamente valorizadas pelo mercado de trabalho. Na ocasião, com o intuito de motivar e inspirar os calouros a seguirem em constante evolução e aprendizado, o docente relatou suas experiências profissionais e pessoais para abordar como construiu sua carreira e como o conduziram para se tornar o profissional de hoje.

Em seguida, o professor Pablo Ganassim explanou a respeito do ESEG Internacional, o programa de intercâmbio da Faculdade. A partir de parcerias com diversas instituições estrangeiras, os alunos contam com a possibilidade de aprimorarem os estudos por meio de vivências internacionais em renomadas entidades acadêmicas fora do país.

No segundo dia de atividades, os recém-chegados puderam absorver um pouco do contexto atual do mercado de trabalho, bem como as tendências e áreas de atuação que mais buscam por profissionais qualificados. O diretor de Projetos Especiais, Dimas Ferreira, apresentou aos alunos como os setores vão se portar futuramente e quais os caminhos para alcançar uma carreira de sucesso. Neste mesmo dia, o professor Pablo Ganassim fez uma breve explicação sobre os processos internos de acesso ao Portal do Aluno, assim como suas respectivas ferramentas. Outro ponto importante de sua apresentação foi ressaltar a importância das aulas de nivelamento, preparadas com o propósito de instruir os novos alunos para que todos consigam seguir as atividades sob o mesmo parâmetro de entendimento.

Seguindo a programação, na quarta-feira (17), os novos estudantes de Engenharia ouviram o professor Edgard Rodrigues sobre a importância de aprender inglês e como fomentar o currículo para conquistar boas oportunidades de estágio. O docente reforçou que a porta de entrada para o mercado de trabalho se faz a partir de uma boa preparação e enriquecimento do currículo. Na sequência, Simone Bortoletto, responsável pelo Setor de Apoio ao Aluno, esclareceu a respeito das ações promovidas pelo departamento, apresentando, assim, um dos grandes diferenciais da ESEG para uma formação de excelência. Para finalizar a noite, o professor Rafael Budaibes ministrou uma pequena palestra acerca de como elaborar um bom planejamento de estudos, a fim de ensinar como os alunos poderiam conciliar o aprendizado às atividades pessoais, com a finalidade de obter o máximo de rendimento possível.

Por fim, no último dia do ciclo de palestras, os futuros engenheiros conheceram um pouco mais sobre a Comissão Própria de Avaliação (CPA), utilizada para autoavaliar diversos elementos dentro da Instituição e, assim, assegurar a qualidade de ensino oferecida aos alunos. Em suma, o professor Rodrigo Aquino, coordenador do curso de Engenharia de Computação, encerrou a programação semanal explicando como a ESEG trabalha a Inteligência Artificial em sua grade curricular. Muito antenada aos anseios do mercado de trabalho, a Faculdade do Grupo Etapa propõe trabalhar o sistema de ensino aliado às tecnologias, como maneira de fomentar a formação do profissional, para que este ingresse na carreira podendo atuar nas diversas áreas e se apresentar como um engenheiro completo e capacitado.