Os apaixonados ou curiosos sobre a obra e a vida do poeta Fernando Pessoa puderam vivenciar uma rica experiência nesta última quarta-feira (15/11) na ESEG – Faculdade do Grupo Etapa. Afinal, a Instituição trouxe da Europa para o Brasil o Prof. Dr. Fernando Carmino Marques, especialista internacional nesse renomado poeta, para ministrar um curso exclusivo de um dia.

O curso propiciou aos participantes uma verdadeira imersão no mundo complexo e criativo de Fernando Pessoa, considerado um dos maiores poetas do século XX. Para o arquiteto Henrique Jatene, o programa possibilitou uma visão diferenciada acerca de Pessoa, fazendo enxergar sua poesia com um novo olhar. “Meu contato com a poesia de Pessoa é antigo e tenho grande admiração pela forma genial como ele aborda os temas da vida. Vim buscar mais conhecimento a respeito desse incrível autor e saio gostando dele ainda mais, porque passei a entender outras nuances dessa genialidade. Posso dizer que Fernando Pessoa não é só palavra, poesia ou literatura, mas sua obra traz também relação com filosofia, psicologia e a vida de modo geral”, afirmou.

Com foco em Fernando Pessoa e seus heterônimos, a programação do dia foi divida em quatro tópicos principais: uma base sobre o autor e o surgimento de seu primeiro heterônimo, o mestre Alberto Caeiro; as várias fases da poesia irreverente e lúcida de Álvaro de Campos; as duas faces de Ricardo Reis; e, por fim, o próprio ortônimo Fernando Pessoa.

Proclamado pela crítica como um dos maiores poetas da língua portuguesa e muitas vezes comparado a Camões, Pessoa criou dezenas de personalidades diferentes, mas foram essas quatro que se destacaram em sua história. “Fernando Pessoa possuía muitas pessoas em uma só e essas personas, autoras complexas, eram evidenciadas a partir de sua obra”, explicou o professor português, que abordou cada uma delas com profundidade a partir da análise de cada persona e da leitura e compreensão de suas poesias.

Leitora desde muito cedo e atual pesquisadora sobre Eça de Queiróz, a professora de Literatura, Thais Marassi Prado, destacou a sensibilidade e a profundidade que o professor português conseguiu trazer ao longo do curso. “O olhar de um estudioso sobre um autor sempre contribui muito para nosso conhecimento, pois é um olhar mais aprofundado e diferenciado sobre a obra. O Prof. Fernando, além desse olhar de pesquisador, trouxe também seu olhar apaixonado de leitor experiente. Foi um aprendizado muito rico, pois pude conhecer novos poemas e aprender coisas que não sabia, assim como passei a ver com outros olhos e refletir de forma diferente sobre os poemas que já conhecia”, observou.

Ilvanita de Sousa Barbosa, docente de língua portuguesa, conta que ao longo de seus 35 anos em sala de aula já apresentou Fernando Pessoa a muitos jovens, uma vez que o autor integra o currículo acadêmico da 3ª série do Ensino Médio. “Pessoa está em mim desde que eu era estudante e permanece em mim até hoje. É perceptível que o Prof. Fernando tem uma alma em Pessoa e conseguiu externar e compartilhar isso conosco, tornando a experiência neste curso excepcional”, destacou. 

Uma dessas estudantes que descobriu Fernando Pessoa no Ensino Médio e se apaixonou é Maria Clara Previatelli da Silva, que aproveitou a pandemia para se aprofundar mais em suas obras e ganhou gosto pelo autor: “Com a aula do Prof. Fernando foi possível entender e sentir cada parte da obra de Fernando Pessoa. O curso foi maravilhoso”.

Leticia Ferreira Buscarioli também se apaixonou pela obra de Fernando Pessoa em sua adolescência e transformou isso em profissão, sendo atualmente professora de português, redação e literatura. “Pessoa entrou em minha vida no Ensino Médio, com Ricardo Reis, e me encantei cada vez mais por sua obra. Inclusive, tive uma iniciação científica voltada a Fernando Pessoa”, contou a docente, que complementou: “Aprender com quem é referência no assunto, principalmente um especialista internacional, é muito significativo. Além do incremento dessa base teórica para nossa formação, como professora, a paixão com que o Prof. Fernando lecionou a aula foi uma inspiradora. Espero que possamos também ser inspiração aos nossos alunos e cativá-los no sentindo de amar o que faz e ter um outro olhar para a literatura”.

Para a Profa. Vanessa Martins, gerente de Internacionalização e Apoio ao Aluno da ESEG, o curso foi um momento de grande aprendizado e descompressão a todos os que puderam participar. “Como educadora, acredito que proporcionar experiências para formação cultural, que promovam a prática da reflexão e do pensamento crítico, são extremamente importantes para os dias atuais. Vivemos em um tempo em que discursos diversos nos atingem sem que tenhamos capacidade para responder adequadamente. Para melhor nos preparar, é preciso exercitar a capacidade de refletir e não há nada mais prazeroso que aprender a refletir por meio das poesias do mais genial poeta do século XX”, comentou.

Ao término do evento, todos os participantes receberam um certificado de participação. 


Quem é o Prof. Dr. Fernando Carmino Marques?

Autoridade internacional em Fernando Pessoa, o Prof. Dr. Fernando Carmino Marques é doutor em Letras e professor de Língua e Literaturas de Expressão Portuguesa pela Universidade de Paris la Sorbonne (Paris IV). Lecionou também no Instituto Politécnico da Guarda (Portugal) e em diversas universidades europeias. Atualmente, é professor visitante na Universidade de Atenas (Grécia).