O primeiro dia de aula na faculdade é sempre um marco na vida de qualquer estudante. É o início de uma nova etapa repleta de expectativas, desafios e sonhos. Para muitos, a chegada ao campus é acompanhada de uma mistura de ansiedade, curiosidade e até insegurança sobre o futuro.

Nesse cenário, ser bem acolhido logo no início é fundamental para que o aluno se sinta parte de uma comunidade, com apoio e orientação para enfrentar essa nova fase. E assim foi o primeiro dia dos calouros da Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, em 17 de fevereiro de 2025.

No início da manhã, os estudantes foram recepcionados no Campus Paraíso com kit de boas-vindas, palestra, bate-papo sobre as áreas e setores da instituição, além de serem apresentados oficialmente aos coordenadores dos cursos.

As atividades continuaram no período noturno, onde uma Aula Magna foi o ponto de encontro entre todos os alunos.

Fernando Honorato, economista-chefe e diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, agradeceu a oportunidade de ministrar sua palestra na Faculdade ESEG e se mostrou empolgado com a nova geração de profissionais que está por vir: “Fiquei muito agradecido com esse convite para estar aqui. Esta é uma chance de poder dividir um pouquinho da minha experiência, da minha história de vida”, exalta o economista.

Em sua apresentação, Honorato destacou os cenários para a economia brasileira e os impactos no mercado de trabalho, além de proporcionar um bate-papo com todos os presentes esclarecendo as dúvidas que surgiram ao longo do evento. 

A recepção marcou uma nova etapa na vida acadêmica dos calouros, que agora iniciam sua trajetória com todo o apoio e incentivo de uma faculdade que é referência em Tecnologia e Negócios, além de disponibilizar aos estudantes apoio individualizado e focado no desenvolvimento de cada um.


Os calouros em seu primeiro dia na Faculdade

Além de sua referência em tecnologia e negócios, a Faculdade ESEG também se orgulha da proximidade com os alunos, ao colocar em prática um de seus pilares: o apoio individualizado. Esse suporte é parte fundamental de um dos processos mais importantes na vida do estudante, não apenas no aspecto acadêmico, mas também em seu desenvolvimento pessoal. Por isso, o primeiro dia de aula foi marcado por diversas atividades, encontros e conversas.

Dentre as atividades promovidas aos calouros, ocorreu a apresentação da área de Apoio ao Aluno, que engloba o Centro de Desenvolvimento de Carreiras, o ESEG International e a Central de Relacionamento com o Aluno.  A gerente da área, Vanessa Martins, enfatizou que a instituição oferece todas as ferramentas necessárias para que os alunos se preparem para o mercado de trabalho e alcancem suas metas ao ingressar na graduação.

Vanessa ressaltou ainda a importância de conhecer os alunos, seus sonhos, habilidades e aspirações profissionais, para garantir que possam ter sucesso tanto acadêmico quanto profissional. “Nossa missão é fazer com que o estudante se sinta acolhido desde o primeiro dia e que ele saiba onde procurar os recursos para solucionar qualquer questão, além de aproveitar ao máximo como desenvolver suas habilidades durante a graduação”, ressaltou.

A internacionalização foi outro ponto abordado pela gerente, destacando as oportunidades de conexão com empresas e projetos no exterior. “Já temos vários projetos e parcerias internacionais para que os alunos possam participar e já estarem preparados quando surgir uma oportunidade. O ensino da língua inglesa na grade curricular é apenas um deles”, destacou.

Vanessa ainda mencionou a atuação da Central de Relacionamento com o Aluno (CRA), que fornece apoio em diversas áreas, como dúvidas sobre o calendário acadêmico, acesso às plataformas de aprendizagem, questões financeiras, emissão de carteirinhas, ouvidoria e sugestões, sempre com o intuito de estreitar a relação entre a instituição e os estudantes.

Já Simone Bortoletto, coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Carreiras, destacou a importância de ajudar os alunos a explorar suas melhores habilidades. Ela falou sobre o apoio oferecido para entrevistas de emprego, transição de carreira, gestão do tempo, técnicas de estudo e orientação profissional. Além de apoiar o estudante em toda sua jornada acadêmica na Faculdade, o setor também acompanha os formandos ao longo de suas trajetórias, oferecendo suporte contínuo para o sucesso profissional.

Mesmo antes do início das aulas, alguns calouros já demonstraram ter feito a escolha certa pela Faculdade ESEG. Afinal de contas, a graduação começa na decisão do curso e, ter a segurança de uma instituição que irá preparar o aluno para o mercado, deixa essa escolha mais segura e assertiva.

Tainá Cristina Barboza Bueno, estreante no curso de Direito, se sentiu muito confortável ao escolher a ESEG. “Desde o início, no primeiro contato, me senti acolhida na Faculdade e isso fez total diferença na escolha. Nessa hora, entendi que eu queria estar aqui na ESEG”, conta Tainá. Agora, a graduanda em Direito pretende seguir a carreira criminal e está ansiosa pelo início do curso.

Em uma transição de carreira, a fisioterapeuta Gabriela Ribeiro da Silva, caloura de Engenharia de Computação, conheceu a ESEG por indicação de uma colega. “Como já tinha contato com uma aluna, fui procurar saber mais sobre a Faculdade, e o atendimento me surpreendeu. Além disso, ver uma grade curricular alinhada às minhas expectativas e, com o avanço tecnológico que vivemos hoje, espero ter sucesso nesta nova fase”, afirmou a caloura.

Os agora graduandos também tiveram a oportunidade de conhecer e esclarecer pontos importantes sobre as graduações oferecidas com os coordenadores dos cursos: José Guilherme Campos, coordenador de Administração e de Economia; Fernando Kakugawa, coordenador de Engenharia de Computação e de Engenharia de Produção; e Fernando do Couto Henriques Jr., coordenador de Direito.

Os alunos do período matutino ainda contaram com uma palestra especial sobre o panorama da economia no Brasil e no mundo ministrada pelo professor Robson Ferreira. O foco da sua apresentação trouxe o cenário global, abordando questões cruciais como o crescimento econômico, as trocas comerciais entre países e os impactos dessa dinâmica em diversas áreas profissionais.

O professor explicou como esses fatores afetam o mercado de trabalho, a qualificação da mão de obra e as oportunidades em um cenário de economia globalizada. Também foi discutido como os investimentos de grandes empresas estrangeiras no Brasil contribuem para o aquecimento do mercado de trabalho, gerando novas oportunidades de emprego. 

Além disso, Ferreira ainda reforçou a importância da disciplina de Economia não só para os cursos de negócios, como também para qualquer área de atuação: “A Economia é muito importante para todos os cursos, afinal de contas, faz parte da nossa vida. Uma particularidade da economia é que, desde criança, lidamos com ela, seja para ir à feira ou mesmo para comprar e trocar figurinhas de um álbum - todas as pessoas precisam dessa formação, no mínimo inicial, para terem uma visão ampla de negócios e tomada de decisão”. 


Aula Magna marcou o início do semestre letivo

Além das diversas atividades de recepção e integração aos calouros, a Faculdade ESEG organizou uma Aula Magna especial no período noturno, que reuniu todos os estudantes para iniciar o semestre com muito conteúdo relevante para a formação.

Fernando Honorato Barbosa, economista-chefe e diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, foi o palestrante convidado para essa aula especial que ocorreu no Campus Ana Rosa na noite de 17 de fevereiro.

Dentre os temas abordados, Fernando mencionou como a candidatura de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América, afeta direta e indiretamente a economia brasileira e como suas atitudes podem atrapalhar outros países neste mundo cada vez mais globalizado.

Outro assunto bastante discutido foi o futuro da economia em nosso país e como economistas tentam prever a futura situação da nossa pátria, com taxas de juros cada vez maiores no mundo inteiro e com o Brasil endividado nacionalmente. Também puxou um gancho para energia limpa, que mostra como países desenvolvidos sofrem para conseguir gerá-la, enquanto aqui no Brasil essa prática já existe com resultados positivos.

Entre gráficos, números e dados, o economista afirma que, apesar de tudo, o Brasil não está mal posicionado para uma eventual guerra comercial global, tendo em vista o saldo comercial e como a exportação ajuda nosso país em momentos de crise.

Com sua experiência, Honorato destacou alguns pontos para o futuro, como o uso de Inteligência Artificial (IA) e práticas de Blockchain, que podem trazer uma revolução na economia. Apesar do cenário desfavorável, ainda é possível enxergar o futuro com bons olhos, visto que o Brasil ainda pode se sustentar sem a influência dos EUA e com o apoio de outros países, como a China.

Após sua apresentação, Honorato participou de um bate-papo com os professores e alunos presentes, esclarecendo diversas dúvidas a respeito de economia, mercado de trabalho e carreira.

Ao término do evento, o estudante de Economia, Vitor Neri Miranda, foi convidado ao palco para entregar um presente ao economista-chefe do Bradesco em nome de todos os estudantes da Faculdade ESEG.