Acompanhados dos professores, os alunos do segundo e do quarto semestres conheceram mais sobre a história do Tribunal paulista

No último domingo, 21 de agosto, os alunos do curso de Direito da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa realizaram uma visita técnica ao Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo e ao Palácio da Justiça. Acompanhados pelos professores Amanda Silva, Fernando Couto e Luciana Jardim, os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre a história do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), além de conhecer pessoalmente alguns dos espaços.

Considerado o tribunal com maior volume de processos do mundo, o TJSP foi instalado na capital paulista em 1874, quando o país ainda estava sob a autoridade de D. Pedro II, com o nome de “Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná”. Foi só dois anos após a proclamação da República, em 1891, que foi criado o então Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, composto, então, por nove juízes.

O Palácio da Justiça, contudo, veio a ser inaugurado pela primeira vez apenas em 1933 (uma segunda inauguração foi realizada nove anos depois, em 1942, com a conclusão do quinto pavimento). Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo, o edifício sedia o Tribunal e é considerado monumento histórico de valor arquitetônico e cultural, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico em 1981.

Ao longo da visita, os alunos puderam conhecer mais sobre a composição e o funcionamento do Tribunal, assim como visitar sua estrutura. Participaram também de palestras sobre temas variados, abordando a história do TJSP, a construção do Palácio, as competências, órgãos e acervo do Tribunal e a criação do Museu. Por meio da visita técnica, os estudantes adquiriram e aprofundaram conhecimentos primordiais para suas vidas acadêmica e profissional.