Orientado pela professora Aline Barbosa, Bruno Batista apresentará seu artigo em novembro no ENGEMA

Apresentado no final do primeiro semestre de 2020 para conclusão do curso de Engenharia de Produção, o Trabalho de Graduação (TG) do aluno Bruno Eduardo Batista foi aprovado no XXII Encontro Internacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA). O TG teve orientação da Professora-Doutora Aline Barbosa e será apresentado oralmente em novembro, durante o Encontro.

Intitulado CRM como abordagem de influência na mudança de hábitos saudáveis: o relato de uma varejista alimentar, a principal motivação do trabalho foi entender a postura e estratégia do mercado frente a má alimentação - maior problema de saúde pública nacional. Como resultado, identificou uma grande varejista nacional que trata o assunto com aplicação do CRM, ferramenta de Marketing, para modificar o comportamento dos clientes.

“O artigo proporciona uma reflexão sobre um foco diferente do uso da ferramenta. No lugar de analisar apenas vendas ou faturamento, tem como principal objetivo atingir um benefício social e ambiental. Dessa forma, a aplicação incentiva a saudabilidade, ou seja, o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis”, relata Bruno Batista.

O ENGEMA reúne anualmente pesquisadores, docentes, alunos, profissionais e pessoas com interesse em se informar sobre a gestão da sustentabilidade nas organizações. Além disso, como objetivo de proteger o meio ambiente e melhorar aspectos sociais, estimula o desenvolvimento de conhecimentos e abordagens administrativas.

“A minha participação no ENGEMA é algo imensurável. Apresentar uma pesquisa de um tema tão relevante e tão atual para a academia e, consequentemente, levar ao mercado um material tão rico que serve como guia para a aplicação de uma estratégia que foge do comum, causa uma reflexão na responsabilidade social corporativa e auxilia as pessoas a terem hábitos mais saudáveis”, declara o aluno. “O posicionamento da ESEG e da professora Aline, como orientadora, foi fundamental para a publicação desse estudo e da minha formação profissional. Entregar ao mundo um material que servirá de guia para outras pessoas é extremamente gratificante, jamais teria sido possível sem esse aporte de tamanha qualidade e riqueza”, completa.

Além de inserir a Instituição no debate acadêmico, participar de congressos habilita o aluno a realizar pesquisas científicas em conjunto com pesquisadores de outras instituições. A apresentação do trabalho no ENGEMA também possibilita que empresas conheçam outra forma de aplicação do CRM. “Assim, incentivamos que o aluno construa relacionamentos para dar sequência a uma trajetória híbrida para ser um profissional de mercado e manter a atuação na pesquisa científica. Além de ampliar o conhecimento teórico e prático acerca do contexto organizacional”, afirma a professora Aline.