Os alunos do segundo semestre dos cursos de Engenharia de Computação e de Engenharia de Produção realizaram, no dia 20 de junho, uma visita ao Reator Nuclear de Pesquisa IEA-R1 no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). A ação foi coordenada pelo Prof. Dr. Renato Semmler e teve como propósito levar os estudantes da disciplina de Física II para conhecer um instituto de pesquisa de ponta e ter contato com cientistas, professores e pesquisadores.

Na ocasião, o Prof. Renato palestrou sobre os Reatores Nucleares de Pesquisa e sua importância para a sociedade. “Diferentemente dos reatores nucleares de potência que geram energia, como os de Angra dos Reis, os reatores nucleares de pesquisa são equipamentos de baixa potência. Eles visam a produção de radionuclídeos utilizados em medicina nuclear e em diversas aplicações na indústria, agricultura, meio ambiente, pesquisa científica e formação de recursos humanos”, explica.

Além disso, os alunos desfrutaram da oportunidade de entrar numa sala de operação de um reator nuclear e ver de perto todo o seu funcionamento, o que chamou muito a atenção deles.

Para o aluno Guilherme Miguel Machado, o que mais interessou durante a visita foi o processo por trás de uma pesquisa nuclear, desde o início da pesquisa até a coleta da amostra radiada. “Conhecer de perto um reator nuclear é algo muito interessante! Foi uma experiência incrível, pois até então só tinha visto vídeos, mas estar lá pessoalmente é totalmente diferente”, revelou.

Já para a estudante Leticia França Rossini, uma das partes mais interessantes foi ver de perto o reator, saber como é o seu funcionamento e ver como opera. “Além disso, passar pelos laboratórios para conhecer mais um pouco do centro de pesquisa, foi bem diferente, já que eu não sabia como era esse espaço e também como era a rotina de um pesquisador”, contou.

“Ver o reator de perto e saber como ele funciona foi simplesmente inigualável! O que mais me chamou atenção foi como ainda existem muitos dispositivos antigos, que continuam funcionando mesmo após todos os anos de sua criação”, afirmou o aluno Caio Rebouças Candolato.

Para o Prof. Renato, ações como essa são de grande importância para o aprendizado dos estudantes, uma vez que compreendem a teoria através da prática. Ao longo da visita, houve a associação por parte dos alunos dos temas desenvolvidos em sala de aula.

“Em ondulatória, os alunos aprendem sobre a radiação eletromagnética e durante a visita tiveram contato com a radiação eletromagnética ionizante, como os raios X e raios gama. Já na parte de hidrostática, entraram em um espaço onde a pressão local é inferior à pressão ambiente e tiveram acesso aos medidores de pressão, assim como compreenderam o fato de a densidade da água variar com a temperatura”, ressaltou o docente.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de acessar os softwares que permitem o controle, o gerenciamento e a operação do reator nuclear. E, na parte de Engenharia de Produção, visitaram o laboratório de ativação neutrônica, onde acompanharam todo o processo e rotina de funcionamento do laboratório.