Em recente matéria veiculada pelo Guia do Estudante, Simone Bortoletto da Cruz, coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Carreiras da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa, abordou possíveis causas para as tendências que estão crescendo entre a geração Z no mercado de trabalho.

A discussão central esteve em torno de fenômenos exclusivamente contemporâneos, como o "quiet quitting" e o "quiet tok", e trouxe uma reflexão sobre a mudança na dinâmica do mundo profissional, especialmente para os mais jovens.

Primeiramente, vamos entender os conceitos?

“quiet tok”: jovens filmam suas demissões (sendo voluntárias ou não) e postam nas redes sociais;

“quiet quitting”: fenômeno do mercado de trabalho que tem como tradução literal “desistência silenciosa” ou “demissão silenciosa”. Resumidamente, é a falta de engajamento e de produtividade no ambiente de trabalho;

“quiet ambition”: é a recusa de cargos de gestão em prol de mais equilíbrio e qualidade de vida.

Simone foi uma das vozes influentes citadas na matéria e explicou as possíveis causas dessa tendência, assim como explanou sobre as mudanças comportamentais e aspiracionais da geração Z no ambiente profissional.

Para uma leitura mais detalhada sobre o tema, confira a matéria completa no site do Guia do Estudante.