Na manhã do dia 20 de junho, os alunos do primeiro semestre dos cursos de Engenharia de Computação e de Engenharia de Produção da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa se reuniram para apresentar os protótipos de robôs AGV (veículos autoguiados) seguidores de linha. As apresentações foram realizadas como projetos finais das disciplinas de Internet das Coisas (IoT) e de Iniciativas Inteligentes 1.

De acordo com a Prof. Me. Gedeane Kenshima, ao longo das aulas de todo o semestre foram abordados os conceitos básicos para a programação do robô e realizada a elaboração do chassi e a integração entre partes. Para a construção do robô móvel seguidor de linha, os estudantes  usaram a tecnologia Arduino, sensores ópticos reflexivos, bateria e motores de corrente contínua, além de toda infraestrutura disponível no LITE (Laboratório de Inovação Tecnológica) da ESEG.

Para os calouros, aulas experimentais se tornam ainda mais atrativas e especiais. “Um projeto no início do curso traz a integração entre teoria e prática que o aluno precisa, além de possibilitar uma maior interação entre os colegas, a aplicação dos conhecimentos e a flexibilidade que é necessário ter frente às dificuldades encontradas”, explica a professora.

No primeiro semestre, os estudantes da ESEG estudam os conceitos básicos sobre Internet das Coisas e Segurança da Informação logo nas primeiras aulas. Na sequência, tratam de programação e eletrônica, usando a plataforma Arduino para o desenvolvimento do projeto: uso de multímetro, leitura de resistores, ambiente de programação, comandos básicos de programação, uso de sensores, LEDs, botões e motores.

Gedeane fala sobre a importância dos projetos práticos em sala de aula. “Principalmente em cursos de tecnologia e de engenharia, é fundamental para a vida acadêmica e profissional do estudante o contato com a prática, pois no mercado de trabalho vão encontrar situações diversas e trabalhar em equipe. Além disso, o aprendizado se torna mais interessante. Ver a alegria do aluno quando o projeto funciona é muito gratificante”, conta.

Os estudantes apresentaram seus robôs em forma de carros. A proposta era seguir uma linha demarcada no chão, utilizando a programação pré-existente no veículo e com base nas orientações dadas pela professora nas aulas. Todos os grupos apresentaram os projetos e puderam compartilhar com os colegas as dificuldades, acertos e aprendizados da atividade.

O que se espera para o próximo semestre? Mais atividades práticas. Gedeane explica que na disciplina IoT2 (Internet das Coisas 2), há uma projeção para desenvolver um projeto com uso de Wi-Fi, que pode ser uma continuação destes robôs ou, ainda, a construção de algo totalmente diferente. “Com certeza retomaremos os projetos no próximo período letivo”, finaliza a professora.