O momento mais esperado pelos estudantes de Administração e de Engenharia de Produção da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa aconteceu no sábado, 26 de agosto. A cerimônia de Colação de Grau das dos formandos do 1º semestre de 2023 reuniu familiares e amigos para celebrarem juntos essa importante conquista no Auditório J3, do Campus Ana Rosa.

O evento teve a condução do mestre de cerimônia Angelo Vieira e contou com a presença de professores e colaboradores da instituição. Estiveram na mesa solene o diretor acadêmico Prof. Dimas Ferreira; o coordenador de Engenharia de Produção, Prof. Me. Marcelo Dias; o coordenador de Administração, Prof. Dr. José Guilherme Ferraz; o paraninfo de Engenharia de Produção, Prof. Dr. Fernando Jardim; e a paraninfa de Administração, Profa. Me. Melissa Schleich.

O diretor acadêmico Dimas Alberto Ferreira iniciou a sessão solene de Colação de Grau e, logo após, os oradores das turmas Leonardo Justino e Lorena Colombo discursaram sobre a relevância do momento e a emoção de estarem cumprindo mais uma etapa em suas vidas.

Leonardo falou sobre a importância da amizade e os desafios que a graduação trouxe. "Hoje, olhamos para trás e nos orgulhamos do quanto crescemos como indivíduos e como grupo. As amizades que fizemos, os desafios que superamos juntos e as experiências que compartilhamos moldaram quem somos hoje. Mas este é apenas o começo. Agora é o momento de aplicar todo o conhecimento e habilidades que adquirimos para fazer a diferença no mundo dos negócios", ressaltou.

Lorena discursou sobre a saudade que restará e dos desafios que os esperam. "É chegada a hora de seguir em frente, cada um trilhando seu próprio caminho. Olhemos para trás com gratidão e para o futuro com esperança. As lições que aprendemos, os desafios que superamos e as amizades que construímos são tesouros que levaremos sempre conosco. Hoje nos despedimos de uma época que marcou nossas vidas. A ESEG e esta turma incrível deixarão saudades em nossos corações. Parabéns por alcançarem esse grande feito! Que nossos caminhos se cruzem novamente e que nossas jornadas continuem a inspirar e a moldar um mundo melhor", expôs.

Logo após, foi a vez dos orgulhosos professores Melissa Schleich e Fernando Jardim falarem sobre os anos que passaram com os alunos, os ensinamentos, as dificuldades e as conquistas de cada uma das turmas. E coube ao formando, Vinicius Minero, fazer a homenagem aos mestres e a todos aqueles que os inspiraram nessa jornada acadêmica.

Não faltaram as homenagens também àqueles que compartilharam os anos em sala de aula: a Profa. Me. Melissa Schleich foi homenageada do curso de Administração, o Prof. Me. Edgard Rodrigues foi reconhecido no curso de Engenharia de Produção e o Sr. Jaime Bertrando Croppo, da área de Secretaria, foi o funcionário homenageado pela turma.

Em um dos momentos de maior emoção, com direito a rosas e lágrimas, a agora engenheira Patrícia Braga fez uma linda homenagem aos pais. "Quero começar expressando a nossa profunda gratidão a vocês, pais. Vocês foram os nossos primeiros professores, aqueles que nos ensinaram os valores fundamentais da vida, como o amor, a perseverança e a honestidade. Vocês sacrificaram tanto para nos proporcionar as melhores oportunidades e por isso somos eternamente gratos. Hoje é uma celebração da sua dedicação tanto quanto a nossa. Foram vocês que nos incentivaram a sonhar e nos deram asas para voar. Se hoje estamos aqui, é porque vocês acreditaram em nós, nos apoiaram e nos deram o suporte necessário para alcançar este momento", declarou.

Antes da entrega dos diplomas, o formando Eliseu do Espírito Santo realizou a leitura do juramento de Administração e a formanda Daiany Françoso Barbosa, o juramento de Engenharia de Produção.

Finalmente, com o diploma em mãos, foram entregues as tradicionais premiações da ESEG aos formandos. No curso de Administração, o melhor Trabalho de Graduação foi destinado a Henrique Costa da Fonseca e, como melhor Desempenho Acadêmico, o homenageado foi Leonardo Siqueira Duarte Justino. Já em Engenharia de Produção, o melhor Trabalho de Graduação foi para Natalie Shizue Nagata e o Destaque Acadêmico ficou com Lorena Colombo de Almeida Santos.

Encerrando a cerimônia, o diretor acadêmico da ESEG, Prof. Dimas Ferreira, parabenizou mais uma vez os formandos, incentivando-os a encarar a vida com empenho e segurança para impactar o mundo positivamente. "Confiamos em vocês e estamos extremamente orgulhosos de cada conquista. Parabéns Administradores e Engenheiros de Produção graduados pela ESEG. Que seus caminhos sejam iluminados e suas jornadas, frutíferas", ressaltou.