A manhã do último sábado (24 de fevereiro) foi marcada por muita alegria e nostalgia entre os formandos da turma 2023-2 dos cursos de Administração, Economia e Engenharia de Produção, familiares e amigos presentes. A cerimônia ocorreu no auditório J3, do campus Ana Rosa.

Sob condução do mestre de cerimônias convidado, Angelo Vieira, o evento contou também com a presença de alguns professores e colaboradores que fizeram parte da jornada desses estudantes. “Para a ESEG, a solenidade de colação de grau é um momento de magnitude, pois nesse momento é possível validar o cumprimento de nosso compromisso, enquanto Faculdade, com o ensino e a aprendizagem. É neste momento também que cada estudante pode expressar a alegria e a gratidão a todos que, de alguma forma, contribuíram para essa vitória”, destacou Vieira em seu discurso.

Na ocasião, compuseram a mesa solene: o Prof. Dimas Alberto Ferreira, diretor acadêmico; o Prof. Dr. José Guilherme Ferraz, coordenador do curso e paraninfo de Administração; o Prof. Dr. Fernando Augusto Umezu, coordenador do curso e paraninfo de Economia; o Prof. Dr. Fernando Kakugawa, coordenador do curso de Engenharia de Produção; o Prof. Dr. Fernando Jardim, paraninfo de Engenharia de Produção; e a secretária acadêmica Vanessa dos Anjos Nardin.

Após a abertura oficial da cerimônia pelo Prof. Dimas e a execução do hino nacional, os oradores das turmas Lilian Li Ying (Administração), Aline Viana da Silva (Economia) e Vinicius Pereira Castellano (Engenharia de Produção) tiveram a oportunidade de discursar sobre as experiências vividas ao longo da jornada na ESEG, o apoio fundamental de professores, funcionários, pais, familiares e amigos, assim como a relevância do momento, que marcou com emoção a conclusão de mais uma etapa de suas vidas.

"Aprendi lições que vão além dos livros e das salas de aula com experiência prática, que me proporcionou uma vaga como analista de crédito Jr. no Banco Mercedes. Aprendi sobre resiliência, sobre a importância do trabalho em equipe, sobre a capacidade de adaptação em face das adversidades. Aprendi a valorizar cada pequena conquista e a enfrentar cada obstáculo com determinação e coragem. Aos professores da ESEG agradeço por me proporcionarem um Ensino Superior de qualidade. Tenho grande admiração por todos, sem exceção", discursou a aluna de Economia.

Para homenagear os mestres, tão fundamentais nessa jornada, o aluno de Engenharia de Produção, Luís Gustavo, subiu ao palco representando todos os formandos.

Já a homenagem aos pais ficou por conta da estudante de Engenharia de Produção, Gabriela Bottini, que fez um belo discurso seguido da entrega de rosas de todos os formandos a seus pais e entes queridos, demonstrando um pequeno gesto de gratidão por todo apoio e amor dedicados a eles ao longo de toda vida.

Após as homenagens e discursos, chegou o momento tão esperado por todos: o juramento e a entrega dos canudos. Um ato que marca o encerramento desse ciclo acadêmico e dá espaço a infinitas possibilidades que estão por vir, sejam elas acadêmicas ou profissionais.

Para encerrar o evento, foram entregues os reconhecimentos entre os formandos:

Melhor Trabalho de Graduação

Administração: Lilia Li Ying Yu, com o trabalho “Análise da experiência do cliente de uma montadora de veículos do segmento de luxo por meio do mapeamento da jornada do cliente”, sob orientação do Prof. Dr. Paulo Kazuhiro Izumi;

Economia: Aline Viana da Silva, com o trabalho “A hegemonia do dólar e o questionamento da sua predominância no sistema financeiro internacional: um estudo de fatores”, sob orientação do Prof. Dr. Robson Rodrigues Pereira;

Engenharia de Produção: Geovana Souza de Lima, com o trabalho “Desenvolvimento e implementação de um Cyber-Physical System baseado em gêmeos digitais em uma pequena indústria automatizada”, sob orientação do Prof. PhD João Chang Junior e do Prof. PhD Paul-Eric Dossou.

Melhor Desempenho Acadêmico

Administração: Lilia Li Ying Yu;

Economia: Aline Viana da Silva;

Engenharia de Produção: Carlos Eduardo Toledo Camarinho.

O diretor acadêmico da ESEG, Prof. Dimas, encerrou a celebração parabenizando mais uma vez os formandos e incentivando-os a encarar a vida pessoal e profissional com empenho e segurança para impactar positivamente o mundo. "Estamos extremamente orgulhosos de cada conquista de cada um. Parabéns Administradores, Economistas e Engenheiros de Produção graduados pela ESEG. Nossa instituição estará sempre de portas abertas para recebê-los e apoiá-los no que for necessário", destacou.