Na noite de terça-feira (19/03), a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa recebeu no Salão Nobre Leonardo Da Vinci, no Campus Paraíso, dois representantes da B3 (Bolsa de Valores do Brasil) para ensinar aos alunos da Faculdade alguns conceitos sobre o vasto universo do mercado financeiro a partir da palestra “Descomplicando os Investimentos”.

O evento sediou uma das diversas atividades da Global Money Week 2024, promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e incentivada pelo CVM (Comissão de Valores Imobiliários). A ação propõe, durante uma semana, disseminar aos jovens acesso às informações sobre a Bolsa, investimentos e educação financeira.

O professor José Guilherme, coordenador do curso de Administração, foi o responsável por conduzir a abertura da palestra e desejou boas-vindas aos palestrantes da B3: Bruna Marcelino, Consultora de Projetos Educacionais, e Leandro Loiola, Consultor de Educação.

Para introduzir o assunto, Leandro mostrou a imagem do “pregão viva voz”, da época em que as ordens de compra e venda da Bolsa de Valores eram feitas presencialmente até os anos 2000 e, atualmente, são feitas por meio de um sistema eletrônico chamado PUMA (Plataforma Unificada Multiativos), que simplifica o processo e otimiza o tempo das ordens de compra e venda.

Logo após, Loiola explicou sobre falsas oportunidades que aparecem (aquelas que garantem muitos ganhos e sem nenhum risco) e alertou os alunos para que não caiam nesses golpes de pirâmide. “Sempre desconfie desses investimentos onde seu retorno será o dobro, você não terá nenhum risco e isso tudo em pouco tempo. É um golpe! A gente nunca caí, mas sempre tem um amigo que caiu”, disse o palestrante.

Repleta de interações, a palestra ainda promoveu um quiz acerca de conceitos econômicos, como ouro, CDB, FIIs, produtos ligados ao agro e dólar, o prêmio foi um jogo de cartas da Bolsa, que visa expandir o conhecimento a respeito do funcionamento das operações e movimentações do mercado.

O aluno Gabriel Neri, do curso de Engenharia de Computação, foi um dos beneficiados com o jogo. “Achei a palestra da B3 completamente perfeita, porque eu sempre fui investidor desde muito novo. Atualmente, trabalho em um banco, mas meu sonho é trabalhar lá na Bolsa”, contou o estudante, empolgado com a iniciativa da Faculdade.

Para o professor José Guilherme Campos, coordenador do curso de Administração, o evento conseguiu despertar grande interesse por parte dos alunos, o que resultou na lotação máxima do Salão Nobre. “Apesar de os alunos de Economia e de Administração terem uma maior proximidade com o tema, devido à disciplina de Sistema Financeiro e Produtos Financeiros no 1º semestre, a Educação Financeira é um tema de extrema relevância para todos, o que gerou grande interatividade de todos os participantes”, destacou.