Entre os dias 04 a 08 de novembro, a Faculdade ESEG, do Grupo Etapa, recebeu o professor e doutor japonês Akinori Iwamoto, da Faculty of Business and Commerce da Kansai University, do Japão, por meio de uma iniciativa do ESEG Internacional.
O docente ministrou um minicurso, totalmente em inglês, sobre Marketing Global e Varejo Japonês. O programa abrangeu vários temas atuais e relevantes, trazendo um pouco da visão asiática do tema. Na quarta-feira (06/11) pela manhã, os alunos que não conseguiram acompanhar o curso integral tiveram a oportunidade de assistir uma palestra conduzida por Iwamoto que trouxe um resumo sobre o minicurso.
Além das aulas, o que chamou atenção foi o próprio professor Iwamoto. Muito carismático, ele proporcionou diversas interações com os alunos, desde fotos tiradas em uma polaroid até quizzes on-line sobre os temas aplicados. Estas ações possibilitaram uma aproximação entre alunos e o acadêmico, deixando o clima mais leve e descontraído. Sendo a primeira vez dele do outro lado do mundo, a empolgação estava em alta e não faltou simpatia por parte do docente.
Durante o curso, os alunos participantes puderam aprender sobre o mercado japonês, bem como cultura, costumes e diferenças. Dentre os assuntos abordados, fez-se presente a globalização, tema muito atual e importante.
“O mercado japonês está turbulento. As empresas precisam olhar para outros continentes se quiserem sobreviver. Claro que a economia local é muito importante, mas não dá para depender só disso. Hoje até mesmo pequenos varejistas precisam olhar para o exterior para ver oportunidades de negócios. É uma situação difícil, mas faz parte da globalização”, explicou Iwamoto sobre o mundo globalizado e o Japão.
O docente da Kansai University trouxe exemplos de empresas que se adaptaram ao mundo de hoje e como fazem para crescer em meio a tantos concorrentes em nosso mundo globalizado. Ele explicou sobre marcas tradicionais japonesas e como se espalharam mundo afora, como por exemplo a Toyota e a Fujifilm. Ainda houve tempo para explicações sobre vendas, clientes, estratégias e outros conteúdos de varejo.
“No Japão, antigamente não era importante pensar em estratégias de marketing, o que realmente importava era o volume de vendas. Atualmente, as empresas entendem que para ter volume, elas precisam criar estratégias de marketing globais, mas sem deixar de lado as culturas japonesas”, relata o professor.
Em meio a várias questões abrangidas pelos alunos, uma em particular chamou atenção pela diferença cultural. Ao ser perguntado sobre o Código de Defesa do Consumidor, o docente explicou como funciona no Japão.
“Sim, existem leis que defendem o consumidor. Não é algo comum ver um japonês trocando ou devolvendo um produto, mas existem leis para isso. Cada empresa atua de um jeito e elas se importam muito com os clientes. Uma das mais tradicionais empresas japonesas, a Uniqlo, tem uma forte cultura de tratar os consumidores da melhor maneira, que serviu de exemplo para outras companhias”, diz Akinori, apontando as diferenças culturais.
O curso de Marketing Global agregou muito para nossos alunos, trazendo uma experiência única e visando o desenvolvimento profissional deles. Para Eduardo Santana, estudante do curso de Engenharia de Produção, a chance de participar de um minicurso como esse foi “absurda”.. “Temos uma grande oportunidade na questão de desenvolvimento e aprendizado neste evento. Ter este contato com pessoas de fora e vivenciar o conhecimento delas, é algo incrível”, destacou o aluno.
Sauan Abdul, estudante do curso de Direito, também manifestou extrema satisfação sobre o curso.“Pude aprender qual a influência do mercado japonês e a cultura japonesa. É muito importante ver o quanto a instituição [ESEG] foca bastante em preparar os alunos, pois para termos uma carreira de sucesso, é bom saber como funciona o mercado externo”, relata o discente.
Já a gerente do setor ESEG International, Vanessa Martins, compartilha o quão importante é trazer professores de outros países para a nossa Faculdade. “É uma excelente oportunidade para os estudantes aprenderem conceitos e perspectivas diferentes sobre assuntos que pertencem às formações oferecidas pela ESEG. Isso demonstra aos participantes o quanto estão alinhados com o conhecimento trabalhado em outras partes do mundo e oferece a oportunidade de também aprender mais sobre cultura”, explica.
A presença do professor Akinori Iwamoto mostra o compromisso da Faculdade ESEG no desenvolvimento de nossos alunos. O minicurso foi muito importante e os alunos levarão esta experiência para suas vidas.