Alunos da ESEG recebem certificados Yellow Belt – 6 Sigma

Cinco alunos do curso de Engenharia de Produção, da Escola Superior de Engenharia e Gestão – ESEG, receberam a certificação “Yellow Belt – 6 Sigma” pelo seu desempenho na disciplina de “Manutenção e Melhoria da Produção”, realizada durante o segundo semestre de 2017.

No dia 19 de março, Victoria Santana, Victor Vasconcelos, Fernando Souza Rodrigues, Giovanni Rubi Cintra e Giovanna Brotto Nabahan receberem os certificados das mãos da professora doutora, Leila Keiko Canegusuco, que ministra a disciplina.

“A certificação é importante para os engenheiros, pois indica sólidos conhecimentos na área de qualidade das empresas. O Yellow Belt é um grande diferencial para o currículo e a carreira de quem está apenas iniciando no mercado de trabalho, visto que é uma metodologia muito utilizada em empresas nacionais e internacionais de destaque”, explica Canegusuco.

“Após a certificação, a gerência do setor de Customer Service da Honeywell Indústria Automotiva, empresa na qual eu trabalho, me indicou para participar do curso de Green Belt. Isso representa uma oportunidade muito boa para minha carreira, é a possibilidade de apresentar um projeto estratégico para a empresa”, comemora aluna Giovanna Brotto Nabahan.

A ESEG oferece a certificação “Yellow Belt – 6 Sigma” desde o 1º semestre de 2017, quando foram certificadas as alunas Taís Mayumi Ohtani e Beatriz Tiemy Ohtani.

Sobre a Certificação Yellow Belt

O 6-Sigma é a metodologia mais atual da área da Qualidade e Gestão de empresas e estabelece a melhoria contínua de processos produtivos ou administrativos com o objetivo de reduzir a variabilidade e, com isso, alcançar um altíssimo padrão de qualidade, ou seja, algo próximo de 3,4 defeitos por 1 milhão de unidades produzidas ou serviços realizados.

Essa metodologia teve início nos anos 80, na Motorola, e em seguida foi introduzida em empresas como a GE, a IBM, a GM, entre outras.

Os profissionais com a certificação do 6-Sigma recebem nomenclaturas semelhantes às das artes marciais (White Belt, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt, entre outras) que indicam os níveis de conhecimento dos processos da empresa, características de iniciativa, habilidade de comunicação e trabalho em equipe.  Hoje, a metodologia é amplamente utilizada tanto por empresas que fabricam produtos como por aquelas que oferecem serviços.