A ESEG - Faculdade do Grupo Etapa promoveu no sábado, 14 de setembro, a segunda edição do Experience ESEG - Direito. Na ocasião, cerca de 40 alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Etapa puderam participar de um dia de simulação de atividades típicas de profissionais do Direito.

Divididos em grupos, os estudantes receberam um caso para estudar e construir argumentações. Porém, no primeiro momento, não sabiam se fariam o papel de defesa ou acusação.

Além dos alunos, participaram da atividade o diretor acadêmico Dimas Ferreira, professores do curso de Direito da ESEG e alguns universitários veteranos, que ajudaram os alunos - divididos em times - a entender um caso simulado e a construir argumentos.

Os grupos passaram por avaliações ao longo do dia e foram julgados pela banca (que fez o papel de juízes) em diversos pontos da argumentação. O grupo com mais pontos foi reconhecido com uma medalha dourada e, além disso, todos os integrantes receberam como premiação uma bolsa de estudos integral para a graduação na ESEG.

Atividade no Experience ESEG - Direito

A série de eventos Experience ESEG permite aos alunos da 3ª série do Ensino Médio vivenciarem um dia de atividades na área que pensam em seguir. Um dos intuitos é ajudar o estudante a descobrir se aquele caminho realmente faz sentido para ele e também possibilitar uma vivência mais clara sobre a profissão para aqueles que ainda estão em dúvidas.

Para esta ação, os estudantes se reuniram em um sábado nas instalações da ESEG, no campus Paraíso. Munidos de um caso estudado previamente, foram divididos em grupos de cerca de cinco estudantes; cada um deles recebeu orientação e dicas de alunos e professores do curso de Direito da Faculdade deo Grupo Etapa.

O caso fictício falava sobre Maria Clara, uma menina de 12 anos que fazia conteúdo em vídeos para a internet. A discussão da simulação de processo judicial era: os pais da menina prejudicavam a infância dela ao fazê-la trabalhar ou isso era uma vontade dela e feito em benefício próprio?

Os alunos precisaram se esforçar para conseguir organizar argumentos defendendo ambos os lados, já que, de início, não sabiam qual lado representariam (defesa ou acusação). Além do caso, precisaram pesquisar legislação, artigos, precedentes e montar discursos expondo e explicando cada ponto de vista.

Já na segunda etapa, os estudantes foram informados sobre o lado que precisariam apresentar os argumentos (defesa ou acusação) e os personagens que seriam exercidos (advogados, promotores e os pais da menina).

O professor Danilo Bueno, docente do bacharelado de Direito na ESEG, ficou admirado com o engajamento dos alunos: “Foi muito produtivo para os estudantes, porque gerou uma pesquisa muito grande sobre os temas de cyberbullying e de trabalho infantil de maneira geral. Percebi os alunos muito engajados e realmente muito interessados nos temas. Foi uma ação muito positiva para todos, assim como também muito interessante e gratificante para os professores envolvidos no evento”.

Avaliação

Após a apresentação para a banca, os seis grupos receberam notas de performance, sendo avaliados pelos professores universitários em oito categorias:

• Conteúdo (clareza, profundidade, relevância, lógica e organização);
  • Estrutura argumentativa (construção e articulação de argumentos de maneira persuasiva e coerente);
  • Domínio do tema;
  • Clareza e objetividade;
  • Linguagem adequada (formal e sem erros gramaticais, linguagem adaptada à situação);
  • Postura e expressão corporal;
  • Controle do tempo de apresentação.

Para cada categoria, os alunos poderiam acumular o máximo de 10 pontos (exceto as duas primeiras, as quais valiam 15 pontos cada). A somatória dos pontos classificou os grupos em Ouro, Prata e Bronze.

Os alunos tiveram, ainda, a chance de receber feedbacks personalizados concedidos pelos professores universitários, que apontaram pontos de melhoria, onde a apresentação poderia falhar e como trabalhar para alcançar os resultados desejados.

Premiação

Todos os participantes do evento receberam um certificado de participação do Experience ESEG - Direito. Já os três primeiros grupos com mais pontos receberam como premiações da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa medalhas douradas, prateadas e de bronze, juntamente com certificações de suas colocações.

Além disso, os integrantes do primeiro grupo colocado também receberam como prêmio uma bolsa de estudos integral, válida para qualquer curso de graduação da ESEG com ingresso em 2025.

O grupo vencedor foi composto por:

• Flávia Tonelotto Bueno Torres;
  • Luiza Guimarães Bonacio;
  • Maria Luiza Perestrelo;
  • Matheus Selva Bernardi;
  • Pedro Gabriel Campos Rodrigues.

Os alunos ficaram extremamente felizes com o resultado. “A gente conseguiu muitas qualidades durante esse processo, não só com o trabalho em equipe, mas também com a construção de argumentação e conhecer um pouco mais os direitos que temos na Constituição brasileira”, afirmou Luiza Guimarães Bonacio.

Os alunos acreditam que a atividade foi incrível e muito construtiva: “a gente teve que trabalhar várias habilidades, desde o trabalho em grupo até o desenvolvimento das próprias capacidades de argumentação e superação dos nossos próprios medos na hora de argumentar”.

Iniciativas como essa fazem parte do propósito da ESEG para a formação de profissionais altamente qualificados para o mercado de trabalho.