Além de um forte ensino dentro da sala de aula, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa também incentiva visitas técnicas com o intuito de fomentar o conteúdo teórico. Assim, os graduandos dos cursos de Administração, Economia, Direito, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção estiveram na fábrica da Natura no dia 30 de maio. Durante a visita técnica na cidade de Cajamar/SP, eles conheceram mais sobre a história da empresa e suas operações, com destaque para suas práticas de sustentabilidade.

O professor e coordenador do curso de Administração, José Guilherme Campos, comentou sobre a atividade. "Os alunos puderam vivenciar na prática os temas como Sistemas Produtivos, Logística, Manufatura, Sustentabilidade, Inovação e Desenvolvimento de Produto".

Ao longo do percurso, os alunos visitaram o centro de inovação, três laboratórios (desenvolvimento, maker e fragrâncias), fábricas dos produtos, centro de distribuição automatizado, dentre outros espaços.

Victor Kim, aluno de Engenharia de Produção, conta como foi a experiência. "Pude observar aspectos aprendidos em sala. Como pessoa mais jovem e sem muito contato com o lado empresarial, as visitas possibilitam gerar uma ideia de como as empresas atuam no mercado atual. Isso me despertou um entusiasmo para conhecer empresas de diferentes setores.

Fernando do Couto Henriques Junior, professor e coordenador do curso de Direito, explica como a visita foi aplicada à graduação. "Em relação ao Curso de Direito, é importante aos alunos verem em primeira mão como o conhecimento, que é construído inicialmente em sala de aula, está sendo aplicado nas empresas". Além disso, Fernando destacou a preocupação com a sustentabilidade. "Sempre presente em todos os aspectos e detalhes da planta, respeitando, não somente as normas ambientais vigentes, mas promovendo algo a mais sobre elas, a empresa conscientiza seus colaboradores e visitantes sobre tais práticas. Há, ainda, a utilização de parte da área da planta mantida como área verde, não incorporada, para recuperar a mata atlântica, isso foi algo que chamou a atenção dos discentes do Direito".

A graduanda em Administração, Joana Magalhães, deixou o seu depoimento sobre a atividade. "Devo dizer que foi incrível. Todas as áreas de processos com esteiras me recordou muito sobre as aulas de Fundamentos de Administração onde vimos sobre Taylorismo e Fordismo. É incrível poder observar que os conceitos têm anos de estudos e são usados até hoje. As visitas técnicas trazem um amplo conhecimento de áreas e cargos organizacionais que nem imagina-se que existem. Nos permite conhecer, na prática, os conteúdos vistos em sala de aula e nos inspira a explorar diversas áreas de conhecimento".

Para Mariana Laureano, aluna do curso de Economia, entender todo o processo rotineiro foi fundamental para entender a posição da Natura no mercado "Foi possível observar como a empresa expressa na rotina e na sua estrutura os ideais que prega, desde a questão humana até a parte de sustentabilidade, o que constrói sua identidade e marca. Interessante notar como o processo de um produto é complexo desde a sua criação até chegar a sua fonte final, o cliente, e o quanto ele necessita de diversos setores, organização e protocolos para que dê certo". Ela ainda acrescenta sobre a importância das visitas técnicas. "Acredito que atividades assim são importantes para vermos na prática a rotina de uma empresa e suas esferas, o que amplia nosso leque de opções para atuar no mercado. Até o momento não havia pensado na possibilidade de trabalhar em uma empresa multinacional até ver a estrutura que a Natura disponibiliza aos seus colaboradores.

Também estiveram presentes na visita, além dos coordenadores Fernando Couto e José Guilherme, os professores Karla Ayala Carvalho e Tobias Parente. José Guilherme finaliza ressaltando a importância das atividades extraclasse. "As visitas técnicas são fundamentais para os alunos verem em primeira mão como o conhecimento, inicialmente construído em sala de aula, está sendo aplicado nas empresas. A Natura, especificamente, é considerada referência em termos de inovação e sustentabilidade e é onde encontramos as práticas produtivas mais avançadas hoje no mercado".