No dia 16 de maio, os alunos dos cursos de Administração, Economia, Engenharia de Produção e de Engenharia de Computação da ESEG - Faculdade do Grupo Etapa participaram da visita técnica à Fábrica da Bombril na Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Na oportunidade, o coordenador de Administração, José Guilherme Campos, ressaltou a importância de ações como essa. “As visitas técnicas são essenciais à formação do aluno por vários motivos: ao conversar com profissionais de empresas, os alunos podem observar na prática os conhecimentos vistos em sala de aula e até adquirir novos conhecimentos”, explica o docente.

Na Bombril, os visitantes foram recebidos com um coffee break e, logo após, tiveram diversas pequenas palestras com profissionais de diferentes áreas da empresa, que relataram sobre o histórico, valores e a tradição da marca.

Em seguida, o bate-papo foi com os profissionais responsáveis pelas principais áreas produtivas da empresa: as embalagens que são fabricadas no local; o envase, que é o preenchimento da embalagem; e a área produtiva, responsável por fabricar os produtos propriamente ditos.

Posteriormente, os profissionais da área de Saúde e Segurança do Trabalho e de Meio Ambiente concluíram o ciclo de palestras, ressaltando a responsabilidade social e as ações de segurança com os colaboradores.

Devidamente equipados com os EPIs, os graduandos começaram a visita guiada na fábrica, onde viram in loco os processos produtivos, máquinas em operação e as rotinas funcionais da área de produção. Também conheceram os escritórios da empresa, onde estão localizadas as áreas administrativas.

Ainda, ao longo da visita, puderam conhecer e adquirir produtos com preço abaixo do mercado na loja da Bombril, normalmente reservado apenas a funcionários da empresa.

Para Lilian Dayse Naliati Rodrigues, responsável pela área de Relacionamento com Empresas da ESEG, parcerias como essa com empresas de grande referência no mercado são essenciais para fomentar a inovação, enriquecer o currículo acadêmico e preparar os alunos para os desafios do mercado de trabalho. “Essa colaboração oferece à Faculdade acesso a recursos e conhecimentos práticos; à empresa, a oportunidade de moldar futuros profissionais; e, ao aluno, uma formação mais completa e alinhada às exigências do setor”, observa a profissional.

Visitas como essa, de acordo com coordenador José Guilherme, não só complementam a formação dos estudantes, como também ampliam sua visão de mercado. “Com essas visitas, os alunos podem descobrir novas áreas de atuação e ficam motivados a buscarem novas colocações em empresas de referência no mercado, principalmente o aluno com pouca ou nenhuma experiência profissional. Essa é também uma oportunidade de observar e vivenciar a rotina e o ambiente de trabalho”, destaca.