No último sábado (16/9), a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa promoveu a primeira edição do evento Experience ESEG, com foco na área de Direito, em seu campus Paraíso. Na ocasião, os alunos da 3ª série do Ensino Médio (EM) do Colégio Etapa - unidades Ana Rosa, Vila Mascote e de Valinhos - conheceram mais das práticas jurídicas com os professores da ESEG, além de serem monitorados em todas as atividades pelos graduandos.

A Profa. Simone Motta, docente do Colégio Etapa, contou como o evento foi pensado. "A história do evento é muito bonita. Desde 2022, pegamos emprestado as instalações da ESEG para a realização de nosso Simula Etapa. Esse ano, surgiu a ideia conjunta, entre Etapa e ESEG, de fazermos uma atividade muito similar e que seria aplicada aos alunos que pretendem cursar Direito. Para os alunos que estão em fase de vestibular, ter um lugar que já conhecem, como a estrutura da ESEG, tornaram as ações mais produtivas".

De acordo com o Prof. Luiz Carlos Dias, docente do Colégio Etapa, o evento também favoreceu a aproximação entre os alunos do curso de Direito da ESEG e os alunos que estão cursando a 3ª série do EM interessados em seguir carreira nessa área. "Nada melhor do que a experiência de imersão para promover essa aproximação. Essa atividade proporcionou aos nossos alunos do Etapa a condição real de viver a experiência de um advogado, de um juiz ou mesmo da participação em um debate", destacou.

Nessa fase em que os estudantes do Etapa estão de escolha sobre a carreira, eventos como esse elucidam suas dúvidas e contribuem para a tomada de decisão. "Os jovens que estão no momento de busca, ao experimentar uma imersão em um evento típico da carreira como este,  podem vivenciar alguns aspectos do que vão poder desenvolver no futuro e isso ajuda a pesar suas vocações e referências", reforça o coordenador da Graduação em Direito da ESEG, Prof. Fernando Couto.

O evento foi marcado por dois importantes momentos. Na parte da manhã, foram promovidas três discussões sobre temas importantes para a sociedade: Limites ao Humor, Sistema de Cotas e Regulamentação da Inteligência Artificial.

"Os três debates da manhã contemplaram assuntos não apenas atuais, mas que também são palco de diversas conversas que são temas para o vestibular. Quando a gente associa assuntos que fazem parte do dia a dia dos alunos, eles só têm a ganhar. Eles percebem que aquilo que ouvem dentro e fora da escola, pela mídia ou em casa, pode virar uma discussão, um debate. Isso facilita não apenas o processo do vestibular, mas sobretudo na vida, pois a gente precisa se posicionar", ressaltou a Profa. Simone.

Já na parte da tarde, logo após a pausa para o almoço, todos se encontraram no Salão Nobre Leonardo da Vinci da ESEG para assistirem a uma simulação de audiência do STF.

O tema “Injúria Racial” foi apresentado no formato do Supremo Tribunal Federal, contendo personagens como ministros, jurados, promotores e advogados. Participaram alunos do Colégio Etapa, graduandos em Direito e professores da ESEG. O Prof. Giovanni Pilosio, docente de Direito, foi o condutor da ação. Também participou das atividades o Professor Alexandre Peres Rodrigues. Todos acompanharam a exposição do caso e puderam ouvir os lados, decisões e contestações dos presentes.

De acordo com Pilosio, os graduandos da ESEG só têm a ganhar com a participação em eventos práticos. "Para os alunos de Direito esse evento foi essencial, pois eles estão em uma caminhada para saber qual carreira jurídica seguir. Este tipo de evento coloca diversas questões práticas para que tenham mais embasamento ao decidir, além de possibilitar o contato mais próximo com profissionais da área e professores, possibilitando uma visão mais aprofundada da profissão, na parte pública e privada", afirmou o docente.

Os alunos da ESEG participaram do evento como monitores, o que para o coordenador Prof. Fernando Couto, é muito importante para a formação acadêmica. "São ações como essa que eles começam a colocar o aprendizado teórico na prática, além do que desenvolvem em estágio e outras formas de atividade. É a própria vivência do que eles aprendem no curso. Além disso, podem orientar os alunos do ensino médio sobre o que eles estudam em sala de aula, em núcleos de desenvolvimento, iniciação científica e pesquisas, tirando o caráter meramente teórico", destacou.

Isabela Castelhano Garcia, estudante do 2° semestre de Direito, confirma a importância do evento para os acadêmicos. "Foi uma experiência incrível. Hoje eu pude, com meus professores e colegas, em um ambiente muito diferente da sala de aula, expor o que aprendemos e passar o conhecimento ao próximo". Já para Yasmin Rego Marinho, também aluna do 2º semestre, foi uma ótima experiência ter contato com opiniões diferentes, ao invés de apenas focar na Lei, além de quebrar a timidez para falar em público.

Para o aluno do Colégio Etapa, Guilherme Sanches, o Experience ESEG - Direito foi muito engrandecedor para sua experiência de vida. "Pude vivenciar várias experiências diferentes e debates. O evento me apresentou aspectos do Direito que eu não conhecia e pude ver que é o que eu realmente quero, que é o curso certo para minha vida", contou.

Simone Motta finaliza contando que a atividade foi uma experiência rica. "Foi um evento significativo, muito bem construído e muito enriquecedor. Para alunos que vão prestar Direito, é incontestável o enriquecimento a partir desta vivência", reforçou.