NOSSA HISTÓRIA

Criada em 2006, a ESEG - Faculdade do Grupo Etapa nasce com a genuína missão de estender ao Ensino Superior a mesma qualidade já oferecida pelo Grupo Educacional Etapa na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e no curso pré-vestibular. A Faculdade desenvolve nos alunos não apenas a excelência profissional e científica, mas também a sólida formação pessoal. Eles são incentivados a descobrir e explorar todo o seu potencial, resultando em profissionais preparados para atuar no mercado e enfrentar desafios.

Inicialmente oferecendo os cursos de Engenharia de ProduçãoAdministração e Sistemas de Informação, a Instituição cresceu pautada no compromisso com o ensino de qualidade, bem como na ética e na transparência. Um ano após a fundação, implementa o Termo de Integridade Acadêmica, composto por quatro pilares: Honestidade, Confiança, Respeito e Responsabilidade. O documento rege todas as relações acadêmicas e é firmado por todos os discentes da ESEG no momento do ingresso na graduação.

Em 2010, cria o Prêmio ESEG de Gestão, em parceria com o Centro Paula Souza. O concurso científico é destinado aos alunos das escolas técnicas com o objetivo de promover as mais modernas práticas de gestão e elaboração de projetos. Os estudantes inscritos têm a possibilidade de apresentar soluções criativas para a melhoria de processos e produtos. Em 2019, a iniciativa chegou à 10ª edição, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico. 

Em 2014, o curso de Engenharia de Produção conquista nota máxima no Enade/MEC, um reconhecimento à excelência do sistema de ensino da ESEG. Em 2015, é a vez do curso de Administração também alcançar o feito. Em 2016, a ESEG é recredenciada junto ao MEC, por meio da Portaria Nº 1.315, de 17 de novembro de 2016.

O ano de 2017 também é marcado pela autorização do curso de Engenharia de Computação pelo MEC. Com ênfase em desenvolvimento de hardwares e aplicativos, a graduação tem interfaces com Sistemas de Informação, mas atua com equipamentos e sistemas computacionais também na etapa de construção. 

Por entender que o ensino de ponta passa pelo contato com os mais modernos recursos tecnológicos, a ESEG inaugura, no mesmo ano, o Laboratório de Inovação Tecnológica (LITE), que conta com estrutura completa para a criação e o desenvolvimento de projetos.

O convênio com o Instituto Politécnico de Leiria acontece na mesma época e marca o início do processo de internacionalização da ESEG. O Núcleo de Intercâmbio da ESEG nasce com o intuito de buscar parcerias e oportunidades no Brasil e no exterior e assessorar os alunos nos processos seletivos, na análise de documentos e de equivalência de disciplinas.

Em 2018, a ESEG dá início às pesquisas na área de Inteligência Artificial. Além de incentivar o debate sobre o assunto, a Instituição investiu na construção de um laboratório específico para a área. Localizado no campus Paraíso, o Laboratório de Inteligência Artificial (LIA) conta com estrutura voltada para o desenvolvimento de projetos relacionados a este ramo da tecnologia. O novo campus da ESEG, onde está localizada sua sede, fica na rua Apeninos, 960, entre a Catedral Ortodoxa e a estação de metrô Paraíso.

Em 2019, a ESEG conquista a autorização do curso de Direito, avaliado com nota máxima (conceito 5) pelo MEC e oferece, além dos conteúdos tradicionais, abordagens sobre empreendedorismo, gestão de processos, técnicas de conciliação e mediação, entre outros temas pertinentes à atividade jurídica no mundo atual. No mesmo ano acontece a autorização do curso de Economia, na qual a formação possibilita ao egresso aliar sólidos conhecimentos teóricos e práticos, favorecendo assim sua inserção nos mais diversos segmentos do mercado de trabalho.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência e analisar como você interage. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
OK