Apresentação

Um dos desafios da ESEG é formar profissionais capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Alguns benefícios da Iniciação Científica para os alunos são: o amadurecimento do aluno para se tornar um profissional mais talentoso; a possibilidade de testar na prática conhecimentos de sala de aula; participar de eventos científicos (congressos e eventos); melhorar seu currículo pessoal (diversas empresas valorizam alunos que participaram de iniciações científicas); e aprimora suas habilidades de pesquisa, escrita e apresentação de trabalhos.

Na ESEG os grupos de iniciação científica são distribuídos em diversas linhas de pesquisa. Confira abaixo a relação do 1º semestre de 2018:



Iniciação Científica - 2º Semestre Letivo de 2018


Tema: "Certificações em Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança no Trabalho: desafios e oportunidades"

Descrição: Esta pesquisa possui como propósito o estudo teórico e a implantação das diversas certificações como a ISO 9001: 2015-Gestão da Qualidade, ISO 14001: 2015-Gestão Ambiental e a OHSAS 18001-Saúde e Segurança no Trabalho. Serão avaliados os benefícios, as dificuldades da adoção e as tendências futuras das normas em empresas nacionais e multinacionais. Também será analisada a integração entre os diversos sistemas citados e as ferramentas da qualidade adotadas.
Professora: Dra. Silvia Boarin
Data: Quinta-feira às 17h


Tema: "Pesquisa em processos e produtos em materiais"

Descrição: Pesquisa, desenvolvimento e inovação em processos e produtos de materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e compósitos.
Professor: Dr. Marcelo Gonçalves
Data: Segunda-feira às 17h30


Tema: Estudos em Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional, Estatística Aplicada e Supply Chain (MQPOE& SC).

Descrição: Iniciação científica com uso de Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Estatística Aplicada com utilização de softwares e cases empresariais.
Professor: Marcelo Dias
Data: Sexta-feira às 14h


Tema: Desenvolvimento do produto visando o processo de fabricação, qualidade e custo.

Descrição: Desenvolvimento de pesquisa elaborada pelo aluno para desenvolver um produto simples, pode ser um já existente, com o objetivo de identificar aspectos (do produto) que visem o melhor processo de fabricação, mais simples, com menos probabilidade de defeitos de fabricação e montagem, redução de tempo de fabricação e montagem e consequentemente de custo. Incluir a preocupação com aspectos ergonômicos e que evitem o risco de acidente e doenças ocupacionais ao operador durante o processo de fabricação e montagem.
Professor: Leonardo Macarrão
Data: Segunda-feira às 19h10