Engenharia de Computação


Duração: 10 semestres
Períodos: Diurno e Noturno
Grade de disciplinas: clique aqui
Corpo docente: clique aqui

Veja a portaria de reconhecimento do MEC: clique aqui

Fale com a coordenação

Da automação industrial à robótica e inteligência artificial, passando por gerenciamento de redes, suporte a grandes empresas, carreira docente e até marketing e vendas - são muitas as possibilidades de atuação do engenheiro de Computação, mas dependem fundamentalmente de uma boa formação na graduação, que aproxime os estudantes dos desafios impostos pelo mercado de trabalho.

A ESEG, braço de Ensino Superior do Grupo Educacional Etapa, proporciona uma imersão tecnológica na área, por meio de modernos laboratórios e atividades extracurriculares.


O curso

Com cinco anos de duração , o curso de Engenharia de Computação da ESEG traz em sua matriz curricular disciplinas como Eletrônica Digital, Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Telecomunicação e Organização de Hardware. A proposta dessa graduação é preparar profissionais para atender demandas complexas vinculadas à área de tecnologia, uma das que mais crescem no mundo.

A formação na ESEG possibilita ao egresso lidar com hardware e software, o que o torna um profissional completo para multifunções. Esse desenvolvimento acontece por meio de aulas teóricas e práticas, realizadas sob orientação de professores mestres e doutores, em ambientes equipados com modernos recursos tecnológicos. Visitas técnicas e estímulo à pesquisa também compõem a estrutura curricular do curso.


O que faz o curso da ESEG ser diferente?

  • A ESEG faz parte do Grupo Educacional Etapa, referência em ensino de qualidade no País.
  • Pesquisas são incentivadas desde o início do curso, como é o caso da iniciação científica.
  • Os alunos têm acesso ao Lite - Laboratório de Inovação Tecnológica, espaço estruturado com os mais modernos equipamentos da chamada "cultura maker", preparado para o desenvolvimento de projetos e protótipos: impressoras 3D, máquinas fresadoras e de corte a laser, torno, computadores com softwares dedicados a desenhos 3D etc.
  • Localização: o Campus da ESEG fica localizado entre as estações Ana Rosa e Paraíso, a alguns metros da Avenida Paulista, um dos maiores centros de negócios do mundo.
  • Visitas técnicas.
  • Apoio ao aluno : atenção total ao estudante, com atendimentos individualizados, palestras e orientações.
  • Preparação para o Mercado de Trabalho: Coaching, orientações sobre currículo, simulações de entrevistas e dinâmicas.
  • Empregabilidade: mais de 90% dos estudantes estão empregados em suas áreas de formação, em empresas como Mercedes-Benz, IBM, Bayer, Goldman Sachs, J.P. Morgan, Itaú, General Electric, Hyundai, Natura, Unilever, Carrefour, Latam, Sandvik, Bradesco, McKinsey&Company, Ernst Young, Nestlé, entre outras.


O currículo

O curso na ESEG foi dividido em grandes áreas de formação, visando possibilitar mais aprofundamento em cada uma delas.

  • Desenvolvimento de Software e aplicativos
  • Engenharia de Software
  • Software de Sistemas
  • Inteligência Artificial
  • Organização de Computadores
  • Controle e Automação
  • Telecomunicações
  • Computação gráfica e desenvolvimento de jogos


O que faz um Engenheiro de Computação?

Pense em toda a tecnologia que nos rodeia. O computador que acessamos diariamente, o celular que nos ajuda no processo de comunicação, o decodificador da TV digital, o computador de bordo do carro, os painéis de comunicação digital das estações de trem e metrô. Vá ainda mais longe: a estrutura de irrigação das grandes empresas agropecuárias, os sistemas de aeroportos e aviões, as estruturas tecnológicas de bancos.

Em resumo, onde tiver -sistemas embarcados- haverá espaço para a atuação de um engenheiro de Computação. E o que são esses -sistemas embarcados- Em suma, são estruturas computacionais completas e independentes, mais simples que um computador de propósito geral (desktops), encarregadas de executar uma função determinada - tarefas pré-determinadas, com requisitos específicos.

Um sistema embarcado salva vidas em marcapassos, garante a segurança dos transportes, aproxima as pessoas através de satélites e equipamentos de telecom, agrega conforto ao dia a dia com impressoras, TV e players de mídia, traz diversão com os consoles de games. Também há sistema embarcado em rede elétrica, no setor bélico e em reatores nucleares.


Mercado de trabalho

Por ter uma formação ampla, aplicada a software e hardware, o engenheiro de Computação encontra um vasto mercado de trabalho, em setores como indústrias (automobilística, farmacêutica, aeronáutica etc.), mercado financeiro, logística, telecomunicações e venda de recursos tecnológicos.

As áreas de Big Data, B.I (Business Inteligence) e Inteligência Artificial apresentam-se como as mais promissoras, sobretudo pela influência em segmentos diversos da economia mundial.

Ao final do curso o aluno formado está apto a solicitar o registro do CREA ? Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, documento essencial para a atuação profissional.



Receba informações sobre o Processo Seletivo da ESEG











* campos obrigatórios