Dúvidas Frequentes sobre Estágios

O que é Estágio?

Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido em ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do educando. Seu intuito é complementar a formação do estudante, com a oportunidade de aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Os estágios são classificados de duas formas: Estágio Obrigatório e o Estágio Não Obrigatório.

Estágio Obrigatório:

Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório é aquele que está na matriz curricular e parte da carga horária do curso. Neste, não há nenhum tipo de remuneração e nenhuma relação trabalhista com a empresa ou instituição que concede o estágio.

Estágio NÃO Obrigatório:

O Estágio Não Obrigatório é aquele que 'não' faz parte da carga horária do curso, porém é importante para o aprendizado do aluno, podendo ele ser remunerado ou não. A ESEG autoriza a realização de estágios não obrigatórios através dos agentes integradores, como CIEE, NUBE, entre outros. O aluno deve estar regularmente matriculado na instituição e, o estágio deve ser vinculado à área de sua formação. O estágio não obrigatório é uma atividade curricular e encontra-se integrado à proposta pedagógica de maneira a contribuir no processo educacional, possibilitando ao aluno a complementação de sua formação profissional, desenvolvendo habilidades e aplicação de conceitos teóricos em situação reais. É um bom negócio para quem quer aprender e enriquecer o currículo.

 

Qual é a Lei do Estágio?

Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, define o estágio como o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante. O estágio integra o itinerário formativo do educando e faz parte do projeto pedagógico do curso.

 

Qual é a duração máxima do Estágio?

De acordo com a Lei nº 11.788/2008, um estagiário não pode ficar mais de 2 anos em uma mesma empresa, exceto quando se trata de um estagiário portador de deficiência. Sendo assim, não há prazo mínimo para a realização do estágio na faculdade. Contudo, os contratos não poderão ultrapassar 2 anos em cada instituição.

 

Quais são os documentos para o início de Estágio disponibilizados pela ESEG?

- Termo de Compromisso de Estágio*

- Termo Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio*

- Plano de Atividades de Estágio*

- Termo de Rescisão de Estágio*

- Acordo de Cooperação para Realização de Estágio*

- Regulamento de Estágio Obrigatório*

* Estes documentos encontram-se disponíveis no Portal do Aluno na aba “Estágios”

- Atestado de Matrícula – este documento é solicitado pelo aluno no Portal do Aluno    em Secretaria – Requerimentos.

 

O que é o Termo de Compromisso de Estágio?

 

O Termo de Compromisso de Estágio (contrato de estágio) é um documento que formaliza as atividades de trabalho do estudante dentro das empresas. O Termo de Compromisso de Estágio deve seguir regras preestabelecidas por lei e precisa ser assinado por aluno, empresa e instituição de ensino.

 

Como funciona o Contrato de Estágio?

Entre seus benefícios estão: 30 dias de Recesso Remunerado – caso o contrato ultrapasse um ano de duração, Auxílio Transporte e seguro de vida, sendo que não há previsão de desconto em folha. Para os estágios não-obrigatório exige pagamento de bolsa-auxílio que deve ser acordado antes da contratação.

 

O que é Acordo de Cooperação para Realização de Estágio?

É o convênio entre a Unidade Concedente de estágio (empresa contratante) e a ESEG.

Este instrumento tem por objetivo formalizar as condições para realização de estágio de estudantes, com interveniência e assinatura da Instituição de Ensino e particularizar a relação jurídica especial existente entre o estagiário e a Unidade Concedente, a qual não acarreta vínculo empregatício, de qualquer natureza.

 

Qual o prazo de assinatura da ESEG no Termo de Compromisso de Estágio e no Acordo de Cooperação?

Até 5 (cinco) dias úteis após a entrega destes documentos na Secretaria.

As assinaturas nos documentos podem ser físicas ou digitais.

 

O que é um Seguro Obrigatório de Estágio?

É uma exigência determinada pela Lei nº 11.788 e estabelece que todo estagiário deve estar assegurado por uma Apólice de Seguros contra acidentes pessoais. O estagiário não pode pagar por nenhuma taxa em decorrência de despesas administrativas do estágio.

 

Qual a Carga Horária de um Estagiário?

A Jornada de atividade em estágio não deve ultrapassar 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. O estagiário não pode trabalhar por mais tempo do que o limite de seis horas por dia. Períodos maiores que esses caracterizam vínculo empregatício, o que pode causar problemas jurídicos com a empresa.

 

Quais as obrigações do Estagiário?

Cumprir o estabelecido no Termo de Compromisso de Estágio. Obter frequência mínima de 75% na Instituição de Ensino.

 

Como você Estagiário deve se comportar durante o Estágio?

Seja proativo!

Um comportamento essencial para o estagiário é a proatividade. Além de cumprir com sua função, é importante que esse profissional ofereça mais e esteja disposto a desenvolver projetos e atividades extras. Na visão da empresa e da equipe, um estagiário comprometido é sinônimo de um profissional de sucesso.

 

Como verificar as vagas de estágio oferecidas pelas empresas na ESEG?

Semanalmente nossos alunos recebem via e-mail, um arquivo contendo diversas oportunidades de estágio em aberto e caso queira consultar períodos anteriores, pode acessar as publicações no Canvas dentro da pasta – Centro de Desenvolvimento de Carreiras – CDC. Além de checar as oportunidades o estudante também poderá desenvolver-se com a leitura de textos dinâmicos, que contém temas pensados para alavancar a carreira do acadêmico.

 

Na ESEG, como aprimorar o seu currículo e se preparar para uma entrevista de Estágio?

Em nossa estrutura do apoio ao aluno, contamos com um especialista em carreiras responsável por preparar nossos alunos para o mercado de trabalho em qualquer momento da graduação. Dentre as atividades desenvolvidas, há revisão/elaboração de currículo, além de divulgação e busca direcionada de oportunidades. Após esse processo o estudante pode participar de simulações de processos seletivos e ao finalizar recebe orientação quanto aos pontos que se destacou e feedback de como aprimorar características importantes para o alcance de seus objetivos. Sempre que necessário esse processo pode se repetir até que o estudante tenha segurança e confiança diante do entrevistador e assim alcance o esperado: SIM!

 

 

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência e analisar como você interage. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.
OK