INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE TENSÕES POR EXTENSOMETRIA

9h
Avise-me
8h às 13h
R$ 236

A análise experimental de tensão, como teste de fadiga de uma asa de aeronave, análise de tensão de uma placa de circuito impresso, monitoramento estrutural de uma ponte ou medição residual pode ser realizada com medidores, que são usados para determinar o nível de tensão em um material. A ampla variedade permite as mais diferentes aplicações de medição: da análise experimental de tensão, ensaios de durabilidade, até a fabricação de sensores.

Hoje em dia, há uma série de medidores de tensão de alta qualidade para análise em diferentes geometrias, podendo aplicar essa tecnologia para análise de tensão residual, propagação de trincas e requisitos de instalação, sendo equipamentos úteis e de instalação simples e rápida.


Prof. Dr. Paulo Urbano Ávila
Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), pós-graduação em Magistério para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Belas Artes São Paulo (2012), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e doutorado em Interunidades Física - Educação - Matemática pela Universidade de São Paulo (2019).

1) Introdução à Extensometria
Extensometria Elétrica, Fotoelasticidade, Verniz frágil, Moiré, Difração de raios-X, Emissão térmica e Extensometria mecânica.

2) Conceitos Fundamentais
Propriedades mecânicas dos materiais, Tensão – deformação, Estados de tensão e Influência da temperatura na dilatação mecânica.

3) Extensômetros colados de Resistência Elétrica (ERE)
O strain-gage, Princípio de medidas, Fator de sensibilidade e Strain-gage unidirecional/multi-direcional (rosetas).

4) Circuito de Medidas – Ponte de Wheatstone
Ponte em equilíbrio, Ponte desbalanceada, Circuito ¼ de ponte, Circuito ½ ponte, Circuito em ponte completa e Aquisitores de dados (básico): relação sinal/ruído, amplificação, filtro, característica dinâmica (frequência) do sinal medido.

5) Aplicações gerais
Aplicações simples: peças regulares, direções de esforços conhecidos, Aplicações complexas: relação/dependência modelos matemáticos x ensaios de campo, Compensação térmica, Sensores que utilizam SG (ex. células de carga) e Análise dos resultados.