GOVERNANÇA GLOBAL

6h
Avise-me
19h às 22h
R$ 150

Curso on-line.

O curso

O Curso de Governança Global da ESEG tem como objetivos gerais a informação e formação do ser humano, dentro do contexto do Direito Internacional e Relações Internacionais, considerando para tanto a estrutura internacional do Direito Internacional Público, os Sujeitos e Agentes no âmbito Internacional, tais como Estados, Organizações Internacionais, Organizações Não Governamentais, Empresas Multinacionais e o Ser humano, de modo a estabelecer o funcionamento desta sociedade internacional, as formas de diálogos existentes além da própria diplomacia, bem como outros critérios de controle e cooperação.

Serão abordados os temas sobre ligados aos aspectos do Direito Internacional, Diplomacia e Política Internacional, levando em consideração teorias relacionadas à formação dos Estados, as respectivas soberanias atreladas à Sociedade Internacional, bem como o respeito aos princípios e valores internacionais. O curso ainda abrange a teoria das Organizações Internacionais, surgimento dos agentes internacionais, fontes e a harmonização das normas internacionais em relação a questões humanitárias, econômicas e sociais.

Além da parte expositivas sobre os temas, serão apresentados estudo de casos que levarão à discussão de problemas relacionados ao cenário jurídico e políticos internacional.


Prof. M.e. Henrique Mattos
Advogado formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Pós-graduado em Direto Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e em Direito Internacional Público e Privado pela Hague Academy of International Law em Haia/Holanda (2004). Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Cursando MBA Executive pela Fundação Dom Cabral e doutorando em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

- Formação dos Estados e o conceito de soberania, os princípios internacionais e o Direito Internacional Público, fontes e sujeitos de direito e a diplomacia
- Teorias das Organizações Internacionais humanitárias, sociais e econômicas, destacando a ONU, OMC, dentre outras, os Blocos Econômicos, bem como o Sistema de Solução de Controvérsias