- O curso da ESEG tem base nas disciplinas de Finanças, Estatística e Econometria.
- Insere a Inteligência Artificial e o Big Data para formar profissionais capazes de utilizar dados financeiros para melhoria da gestão corporativa.
- A iniciação científica é estimulada desde o início do curso, como forma de contribuição à sociedade e proposição de modelos de políticas públicas.
- Habilidades socioemocionais são trabalhadas, como subsídio para formar profissionais resilientes, capazes de pensar estrategicamente e atuar em grandes corporações.
- Metodologia e processo de ensino, que implicam na participação do aluno, por meio de atividades que integram os conhecimentos da sala de aula com programação extracurricular e multidisciplinar.
- Professores com amplo histórico profissional.
- Apoio ao aluno, com programas e projetos que orientam o estudante, promovem a preparação para o universo do trabalho e possibilitam formação integral.
- A ESEG é uma Instituição com ótimos conceitos nas avaliações do MEC.
- O campus está localizado ao lado do metrô Paraíso, a poucos metros da avenida Paulista.
Os bancos e as corretoras são grandes empregadores de economistas, mas a atuação desse profissional vai além das empresas financeiras e perpassa os mais diversos segmentos. Confira alguns campos de atuação:
- Mercado financeiro – Dentro dos bancos e corretoras, assim como nos departamentos financeiros de empresas, os economistas são responsáveis por analisar o ambiente econômico, estudar a viabilidade de projetos e elaborar planos de negócios.
- Auditoria e fiscalização – Em instituições públicas e privadas, cabe ao profissional avaliar a execução e os resultados de projetos. O economista exerce o controle das operações e aprimora o uso do capital das empresas.
- Consultoria – Os egressos podem atuar como consultores financeiros, seja de pessoas físicas ou corporações. Agem direcionando as finanças e orientando investimentos, através de análise dos contextos interno e macroeconômico.
- Comércio Exterior – A visão do ambiente internacional proporcionada pelo curso possibilita o diagnóstico da economia de outros países, a orientação para importação e exportação e a descoberta de possibilidades de investimento.
- Planejamento Estratégico - Durante a graduação, os alunos são apresentados a um conjunto de técnicas e conhecimentos que os permite trabalhar com a criação e o acompanhamento de planos de ação visando os objetivos das empresas.
- Docência – Muitos profissionais de Economia seguem a vida acadêmica. Para quem deseja trilhar a carreira, o investimento em pesquisa científica desde a graduação é um diferencial importante no currículo.
- Tecnologia – A digitalização da economia, a Inteligência Artificial e o Big Data alteraram profundamente o mercado de trabalho para economistas. Hoje, empresas de tecnologia e fintechs são áreas de atuação muito promissoras para os egressos.
- Marketing - Economistas e engenheiros vêm sendo muito procurados para trabalhar na área de marketing. A visão analítica e a forte base em Finanças fazem com que os profissionais sejam disputados em um setor cada vez mais estratégico nas empresas.
- Políticas Públicas – O curso de Economia possibilita aos egressos atuar com a proposição de políticas públicas em diversos órgãos governamentais. A melhoria de problemas sociais por meio de soluções que passam por questões econômicas é um dos campos de trabalho.
- Recursos humanos – A nova dinâmica dos departamentos de Recursos Humanos abriu uma frente de atuação para profissionais de Estatística e Finanças. Nesse contexto, economistas estão cada vez mais presentes em equipes multidisciplinares que atuam com prospecção e retenção de talentos.
- Os alunos têm acesso ao Laboratório de Inovação Tecnológica (LITE), espaço estruturado com os mais modernos equipamentos da chamada cultura maker, preparado para o desenvolvimento de projetos e protótipos: impressoras 3D, máquinas fresadoras e de corte a laser, torno, computadores com softwares dedicados a desenhos 3D etc.
- No campus Paraíso, fica localizado o Laboratório de Inteligência Artificial (LIA). O projeto é parte da intensificação da ESEG na área e possibilitará aos alunos desenvolver pesquisas e projetos em Machine Learning, Robótica e Aplicações Reais do Mundo.
- O campus da ESEG fica localizado na estação Paraíso, a alguns metros da Avenida Paulista, um dos maiores centros de negócios do mundo.
- O Núcleo de Economia e Finanças atua como atividade de fomento à área. Por meio do Núcleo, o aluno tem acesso a palestras, cursos, workshops e atividades para complementar sua formação na área.
1º Semestre
80h
Clássicos do Pensamento Econômico
80h
Comunicação Empresarial
80h
Cálculo Diferencial e Integral 1 para Economia
80h
Tópicos Especiais em Economia (Inteligência Artificial, Big Data, etc.)
2º Semestre
80h
Contabilidade Social e Balanço de Pagamentos
80h
Cálculo Diferencial e Integral 2 para Economia
80h
História Econômica Geral
80h
Introdução às Ciências Sociais
80h
Matemática Aplicada à Economia
3º Semestre
80h
Formação Econômica e Social do Brasil 1
80h
Introdução à Probabilidade e Estatística 1
4º Semestre
80h
Formação Social e Econômica do Brasil 2
80h
História do Pensamento Econômico
80h
Introdução à Probabilidade e Estatística 2
5º Semestre
80h
Economia do Setor Público
80h
Organização Industrial
6º Semestre
80h
Economia Internacional
80h
Mercados de Renda Fixa
7º Semestre
40h
Técnicas de Pesquisa em Economia
80h
Análise e Elaboração de Projetos
80h
Mercado de Derivativos
8º Semestre
40h
Metodologia da Economia
80h
Fundamentos da Contabilidade
80h
Instituições de Direito para Economistas
Disciplinas extras
160h
Atividades Complementares
Possui graduação em Ciências Econômicas (2002), mestrado em Economia (2005) e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é Analista de Projetos Sr do Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Economia.
ALEXANDRE MALDONADO DAL MAS
Graduado em Direito (1989) e mestre em Direito Processual Civil (2002). Pós-graduado em Administração Legal (2010).
Possui graduação em Automação Industrial e pós-graduação em Engenharia de Produção. Mestre em Tecnologia Nuclear, tendo como foco de pesquisa a área de processamento de materiais com laser de pulsos ultracurtos. Faz parte do programa de doutorado da Universidade de São Paulo, desenvolvendo pesquisa na área de microfabricação.
É graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda (2009). Possui pós-graduação em Comunicação, Mercado e TI (2013). Mestre em Administração com ênfase em Gestão da Inovação (2016). Doutora em Administração de Empresas na Linha de Pesquisa Estratégia Empresarial, com Estágio Doutoral na Bentley University (EUA - 2018). Cursa licenciatura em Filosofia.
ANTÔNIO CARLOS DE CAMARGO
Possui graduação em Engenharia Metalúrgica (1984) e mestrado em Tecnologia Nuclear com ênfase em cerâmica pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é presidente da ABCERAM (Associação Brasileira de Cerâmica).
CARLOS ROGÉRIO CERQUEIRA JÚNIOR
Graduado e licenciado em Química pela Universidade de São Paulo (2006). Doutor em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (2013).
Bacharel em Física com Habilitação em Astronomia (2008) e licenciado em Física (2014) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Ensino de Ciências, área de Ensino de Física, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2009-2012).
Graduação em Engenharia de Eletricidade (1992) e Ciências Econômicas (2004) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Economia (2005) e doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2010).
Possui bacharelado (2005) e licenciatura (2006) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2005). Mestrado (2009) e doutorado (2015) em Sociologia pela Universidade São Paulo.
HENRIQUE ARAÚJO DE MATTOS
Advogado formado em 1998. Pós-graduado em Direto Empresarial (2001) e em Direito Internacional Público e Privado pela Hague Academy of International Law em Haia/Holanda (2004). Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais (2009). Cursando MBA Executive pela Fundação Dom Cabral e doutorando em Direito das Relações Econômicas Internacionais.
Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1989). Tem especialização em Comércio Exterior (1998) e MBA (2002). Mestre em Administração de Empresas (2006) e doutor em Engenharia de Produção (2014) pela Universidade de São Paulo.
Engenheira de Produção (2013), especialista em Logística e Cadeia de Suprimentos do programa GCLOG pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT (2016). Mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2016) e doutoranda do departamento de Engenharia Naval da Universidade de São Paulo.
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1985). Especialista em Ergonomia aplicada ao sistema de produção pela Universidade de São Paulo (1999) e especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2011).
Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1978) e em Engenharia Mecânica (1984). Mestre em Qualidade no Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação na Universidade de Campinas (1995). Doutor (2001) e pós-doutor (2006) em Administração de Empresas na Universidade de São Paulo. Pós-doutorando em Medicina pelo Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Graduado Engenheiro Naval, mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos e doutor em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo.
Possui tecnólogo em Mecatrônica Industrial e Engenharia Mecatrônica pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE). Pós-graduado no MBA Gerenciamento de Projetos e mestre em Engenharia de Produção. Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo.
Possui graduação em Letras Português/Inglês, mestrado e doutorado em Língua Portuguesa.
Graduada em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1981). Mestre em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1989). Doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009).
Possui graduação em Engenharia Mecânica (1988) e bacharel em Administração de Empresas (1994). Mestrado em Engenharia Automotiva (2004) pela Universidade de São Paulo. Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2018).
Engenheiro de Produção (2014), mestre em Engenharia de Produção (2017) e doutorando na Universidade de São Paulo.
Possui graduação em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (2006), mestrado em Ciências em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (2014), doutorado em Ciências em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (2014) e pós-doutorado em Maritime Robotics pela KTH Royal Institute of Technology (2019). Atualmente, é responsável pelos sistemas de comunicação aérea e navegação inercial de veículo autônomo não tripulado (Autonomous Unmanned Vehicle - AUV) no Maritime Robotics Laboratory, Estocolmo, Suécia.
Bacharel em Administração, com especialização em Customer Relationship Management (2011). Especialista em Governança nos Negócios com foco em Direito, Economia e Gestão (2013). Mestre em Administração, na Linha de Pesquisa Sustentabilidade Organizacional (2016). Doutor em Administração de Empresas (2018) na Linha de Pesquisa Estratégia Empresarial, realização de Estágio Doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT - 2018), pós-doutor na Bentley University (USA-2020). Cursando licenciatura em Filosofia.
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2009).
Graduado em Engenharia Metalúrgica (1982), mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo (1985) e doutor (Ph.D.) em Metalurgia pela University of Sheffield (1989).
Engenheiro Mecânico (1996), administrador (2020), especialista em Administração (2001), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2011) e doutor em Administração (2020).
Possui graduação em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2014) e mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2018).
Possui graduação em Administração (2008) e Matemática (2009), mestrado (2011) e doutorado (2017) em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em andamento em Finanças.
Graduado em licenciatura em Matemática e pós-graduado em Gestão Empresarial.
Possui graduação em Física (1987), pós-graduação em Magistério para o Ensino Superior (2012), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2012) e doutorado em Interunidades Física - Educação - Matemática pela Universidade de São Paulo (2019).
Possui licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do ABC (2013). Doutorando em Matemática pela Universidade de São Paulo na área de Álgebra.
Graduado em Física (1989). Mestre (1993) e doutor (2006) em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo.
RICARDO TERRANOVA FAVALLI
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (2010).
RODRIGO MONTEIRO DE AQUINO
Possui graduação em Engenharia Elétrica - ênfase em Computação pela Universidade de São Paulo (2015). Mestrado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo na área de aprendizado de máquinas.
Graduado em bacharelado com licenciatura em Química (1994). Pós-graduado em Química Industrial (1997) e em Administração Industrial pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini associada à Universidade de São Paulo (2004). Mestre na Linha de Gestão da Inovação (2013) e doutor na Linha de Pesquisa Sustentabilidade Organizacional (2017). Estágio Pós-Doutoral na Universidade de São Paulo (2019) na área de Inovação e Sustentabilidade.
Graduação em Engenharia Industrial Elétrica (1988). Especialização em Matemática Avançada (1995) e Engenharia de Produção (1996). Possui mestrado em Administração (2000), doutorado (2005) e pós-doutorado (2007) em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
Engenheiro de Produção pela Universidade de São Paulo e mestre em Economia e Finanças.