Desafio ESEG de Soluções Socioambientais


Desafio ESEG de Soluções Socioambientais


Desafio de Soluções Socioambientais reconhece os dois projetos apresentados sobre o tema “Logística Reversa: como descartar aparelhos eletroeletrônicos”

A Escola Superior de Engenharia e Gestão - ESEG realizou o Desafio de Soluções Socioambientais com a apresentação de dois trabalhos sobre o tema “Logística Reversa: como descartar aparelhos eletroeletrônicos”. O aluno do 7º semestre de Engenharia de Produção da ESEG, Vitor Murata, que participou da primeira edição do Desafio em 2015, apresentou o evento.

Já a banca julgadora dos trabalhos contou com a participação de Antonio Rocha Leão Júnior, químico industrial que atua como Consultor em Logística; Elda Augusto, arquiteta e urbanista com especialização em Excelência Construtiva e Anomalias; além do professor doutor João Ferreira Netto e do professor Marcos Dornelles, ambos da ESEG.

O primeiro projeto avaliado pela banca foi “O ouro do Século XXI”, que visa processar e reaproveitar os chamados ímãs de terras raras, que estão presentes em diversos materiais eletroeletrônicos, como os HDs de computadores e de celulares.  Para isso, o grupo propôs trabalhar a conscientização da população sobre o descarte correto de materiais eletroeletrônicos e promover uma parceria entre uma cooperativa de coleta de materiais eletroeletrônicos e uma nova empresa responsável pelo processamento e reaproveitamento desses ímãs.

O segundo grupo criou uma plataforma digital, chamada “Catallogo”, que funcionará como um site em computadores pessoais e como um aplicativo em aparelhos de celular.  A plataforma tem o objetivo de aproximar pessoas que possuam material eletroeletrônico em desuso com ONGs, cooperativas e até outras pessoas físicas, que tenham interesse em reaproveitar esses materiais. Os usuários deverão criar contas pessoais e anunciar os materiais para aqueles que desejam reaproveitá-los.   

O projeto “Catallogo” recebeu a maior nota da banca, mas ambos os grupos foram elogiados e premiados com a inscrição no XIX Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (ENGEMA), considerado um dos eventos mais importantes sobre gestão ambiental nas empresas e que reúne pesquisadores, profissionais, empresários, gestores públicos e privados.

Este ano, a cerimônia do Desafio de Soluções Socioambientais também contou com uma palestra sobre logística reversa do especialista em processos e serviços na LG Eletronics, Marcelo Bermudes, que abordou importantes aspectos do tema como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).