Ciclo ESEG de Orientação


Ciclo ESEG de Orientação


Ciclo ESEG de Orientação discute a carreira Engenharia

A carreira e o mercado de trabalho dos engenheiros foram o tema de encontro no Ciclo ESEG de Orientação, que reuniu profissionais e professores da área de Engenharia com alunos do Curso Etapa.

Compuseram a mesa coordenadora do evento: pela ESEG, os professores Silvia Boarin, Marcelo Gonçalves, Pablo Ganassim e Marcelo Dias e a psicopedagoga e especialista em RH Jaqueline Angelotti; e os engenheiros convidados Nelson Hanesaka, da empresa Honeywell; Caroline Bisioli Prado, do Bradesco; e Alberto Egami, da Oracle.

Os alunos assistiram inicialmente a uma breve apresentação do professor e engenheiro Marcelo Dias, da ESEG, que falou sobre as diferenças entre os cursos e as especialidades na Engenharia. Ele também comentou sobre o importante papel das Engenharias para a recuperação do atual cenário de crise que o Brasil tem passado e destacou que a retomada do crescimento econômico do país trará oportunidades para engenheiros de todas as áreas.   

Em seguida, os integrantes da mesa debateram sobre a carreira de Engenharia e responderam às perguntas dos alunos, que abordaram a escolha do curso ideal, a importância dos estágios, os processos seletivos de trainee, a postura em entrevistas de emprego, comportamento dentro da empresa e até oportunidades para empreender.

Caroline Bisioli Prado, do Bradesco, contou que teve receio de assumir um posto na instituição financeira por acreditar que seu curso de formação, Engenharia de Computação, não teria relação com o trabalho. “Eu descobri no dia a dia da profissão que meu trabalho tem tudo a ver com Tecnologia da Informação e segurança digital. É importante que o jovem que quer seguir essa carreira saiba que a escolha não é definitiva e que ele vai precisar continuar aprimorando os estudos e participando de cursos e especializações ”.

No final do evento os alunos tiraram algumas dúvidas pessoalmente com os convidados.