Ciclo ESEG


Ciclo ESEG


Marcelo Dias, professor da ESEG e do Curso Etapa, e Paulo Amorim, especialista em recursos humanos, abordaram o tema Escolhas e carreiras: preparando o futuro em evento que faz parte do Ciclo ESEG de Orientação. Realizada em outubro no auditório do Etapa, a apresentação foi direcionada a alunos que se preparam para entrar na graduação. “Com a faculdade, vem um novo mundo cheio de oportunidades, mas também de muitas armadilhas”, disse Marcelo.

Muitos estudantes traçam um programa de estudos no período pré-vestibular, mas poucos fazem um plano de carreira durante a graduação. “É importante entender esse período como um projeto com começo, meio e fim. Desenvolva artigos científicos, participe de grêmios estudantis e faça networking com seus professores e colegas”, aconselhou Marcelo Dias.

Com mais de 30 anos de experiência no mundo corporativo, Paulo Amorim destacou o perfil do novo profissional, que hoje não se preocupa em construir uma carreira horizontal. “Por que não posso ser engenheiro e também administrador? As empresas valorizam profissionais diversificados, e precisamos nos abrir às possibilidades. Aproveite a graduação para estudar sobre áreas que lhe interessem”, disse.

O especialista, que passou por empresas como Coca-Cola, Gerdau e Dell Computadores, traçou três características muito valorizadas pelas empresas no mundo atual: diversidade, espírito de equipe (“as empresas não têm mais espaço para profissionais egoístas e centralizadores”) e valorização do conhecimento (“é importante ter humildade para admitir que não se sabe tudo e estar aberto para o novo”), enfatizou.