Apresentação

Um dos desafios da ESEG é formar profissionais capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Alguns benefícios da Iniciação Científica para os alunos são: o amadurecimento do aluno para se tornar um profissional mais talentoso; a possibilidade de testar na prática conhecimentos de sala de aula; participar de eventos científicos (congressos e eventos); melhorar seu currículo pessoal (diversas empresas valorizam alunos que participaram de iniciações científicas); e aprimora suas habilidades de pesquisa, escrita e apresentação de trabalhos.

Na ESEG os grupos de iniciação científica são distribuídos em diversas linhas de pesquisa. Confira abaixo a relação do 1º semestre de 2017:



Iniciação Científica - 1º Semestre Letivo de 2017


Linha: "Excelência no atendimento ao cliente de acordo com o padrão Disney"
Descrição: O foco dessa iniciação científica é fazer uma pesquisa de campo num determinado setor empresarial e verificar se até que ponto os paradigmas de atendimento da excelência no atendimento ao cliente de acordo com o padrão Disney são cumpridos e, em segundo lugar, o que é necessário para promover uma mudança, garantindo a fidelização dos clientes.
Professor: Dr. Antonio Carlos Tonini


Linha: "A Economia Circular e os novos modelos de cadeia logística: impactos sobre a logística reversa"
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo discutir os novos modelos de cadeia logística, em particular a logística reversa, face aos desafios apresentados pela proposta de Economia Circular. O conceito de Economia Circular nasce da consciência de que o modelo tradicional de adquirir, produzir, descartar, deve ser substituído pelo sistema de manufatura "base-para-base" (cradle-to-cradle) em que o produtor é responsável por disponibilizar produtos que possam ser recuperados, evitando desta forma que consumidores descartem no meio ambiente recursos valiosos.
Professora: Dra. Kumiko Oshio Kissimoto


Linha: "Certificações em Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança no Trabalho: desafios e oportunidades"
Descrição: Esta pesquisa possui como propósito o estudo teórico e a implantação das diversas certificações como a ISO 9001: 2015-Gestão da Qualidade, ISO 14001: 2015- Gestão Ambiental e a OHSAS 18001-Saúde e Segurança no Trabalho. Serão avaliados os benefícios, as dificuldades da adoção e as tendências futuras das normas em empresas nacionais e multinacionais. Também será analisada a integração entre os diversos sistemas citados e as ferramentas da qualidade adotadas.
Professora: Dra. Silvia Boarin


Linha: "Pesquisa em processos e produtos em materiais"
Descrição: a linha pesquisará projetos relativos a processos e produtos de materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos ou compósitos.
Professor: Dr. Marcelo Gonçalves


Linha: Estudos em Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional, Estatística Aplicada e Supply Chain (MQPOE & SC)
Descrição: Iniciação científica com uso de Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Estatística Aplicada com utilização de softwares e cases empresariais.
Professor: Marcelo Dias


Linha: Estratégia empresarial
Descrição: Dentro dessa linha trabalho com pesquisas de caráter qualitativo que tratam da relação entre fatores organizacionais e o desempenho das empresas. Como subtópicos, são estudados os conceitos de Vantagem Competitiva, tipos de Estratégias Empresariais, Empreendedorismo e Negócios Internacionais.
Professor: Marcello Romani


Linha: Sustentabilidade
Descrição: Esse grupo de pesquisa tem a proposta de buscar o equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais na gestão organizacional. Como consequência, são realizados estudos que tratem de Responsabilidade Social Empresarial e do papel das empresas para o Desenvolvimento Sustentável.
Professor: Marcello Romani


Linha: "Projeto do Produto na Manufatura Avançada"
Descrição: O conceito de manufatura avançada consolidou-se nos últimos anos e aparentemente será o novo modelo de excelência industrial. Este conceito está fortemente associado a manufatura e estabelece intensa comunicação entre equipamentos e sistemas a fim de operar unidades produtivas automatizadas. Apesar de proporcionar uma grande flexibilidade às operações, tornando possível produzir "qualquer produto" em uma linha produtiva, este conceito pouco trata do projeto do produto que será produzido. A proposta deste projeto é fazer uma revisão bibliográfica buscando as melhores práticas para projetar produtos destinados a serem produzidos em unidades flexíveis de produção e, a partir destas práticas, propor um modelo de desenvolvimento de novos produtos adequados aos métodos de produção da manufatura avançada.
Professor: Dr. Flávio D'Angelo


Linha: "Aplicação de Madeira Plástica"
Descrição: A madeira plástica é um compósito formado por plásticos e fibras vegetais que possui características bastante adequadas para substituir madeira natural em diversas aplicações. Embora não seja obrigatório, é usual que os plásticos usados na produção de madeira plástica tenham origem em resíduos sólidos urbanos sendo, portanto, uma interessante forma de redução do impacto ambiental do consumo humano. O objetivo deste projeto é caracterizar os principais tipos de madeira plástica técnica e economicamente viáveis, analisar suas atuais aplicações e propor outras aplicações compatíveis com as características e os custos associados a este material.
Professor: Dr. Flávio D'Angelo