Apresentação

Um dos desafios da ESEG é formar profissionais capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. Alguns benefícios da Iniciação Científica para os alunos são: o amadurecimento do aluno para se tornar um profissional mais talentoso; a possibilidade de testar na prática conhecimentos de sala de aula; participar de eventos científicos (congressos e eventos); melhorar seu currículo pessoal (diversas empresas valorizam alunos que participaram de iniciações científicas); e aprimora suas habilidades de pesquisa, escrita e apresentação de trabalhos.

Na ESEG os grupos de iniciação científica são distribuídos em diversas linhas de pesquisa. Confira abaixo a relação do 1º semestre de 2017:



Iniciação Científica - 2º Semestre Letivo de 2017


Linha: "Certificações em Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança no Trabalho: desafios e oportunidades"

Descrição: Esta pesquisa possui como propósito o estudo teórico e a implantação das diversas certificações como a ISO 9001: 2015-Gestão da Qualidade, ISO 14001: 2015-Gestão Ambiental e a OHSAS 18001-Saúde e Segurança no Trabalho. Serão avaliados os benefícios, as dificuldades da adoção e as tendências futuras das normas em empresas nacionais e multinacionais. Também será analisada a integração entre os diversos sistemas citados e as ferramentas da qualidade adotadas.
Professora: Dra. Silvia Boarin


Linha: "Pesquisa em processos e produtos em materiais"

Descrição: Pesquisa, desenvolvimento e inovação em processos e produtos de materiais metálicos, poliméricos, cerâmicos e compósitos.
Professor: Dr. Marcelo Gonçalves


Linha: Estudos em Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional, Estatística Aplicada e Supply Chain (MQPOE & SC)

Descrição: Iniciação científica com uso de Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Estatística Aplicada com utilização de softwares e cases empresariais.
Professor: Marcelo Dias


Linha: Estratégia empresarial

Descrição: Dentro dessa linha trabalho com pesquisas de caráter qualitativo que tratam da relação entre fatores organizacionais e o desempenho das empresas. Como subtópicos, são estudados os conceitos de Vantagem Competitiva, tipos de Estratégias Empresariais, Empreendedorismo e Negócios Internacionais.
Professor: Marcello Romani Dias


Linha: Sustentabilidade

Descrição: Esse grupo de pesquisa tem a proposta de buscar o equilíbrio entre as dimensões econômicas, sociais e ambientais na gestão organizacional. Como consequência, são realizados estudos que tratem de Responsabilidade Social Empresarial e do papel das empresas para o Desenvolvimento Sustentável.
Professor: Marcello Romani Dias


Linha: "Aplicação de Madeira Plástica"

Descrição: A madeira plástica é um compósito formado por plásticos e fibras vegetais que possui características bastante adequadas para substituir madeira natural em diversas aplicações. Embora não seja obrigatório, é usual que os plásticos usados na produção de madeira plástica tenham origem em resíduos sólidos urbanos sendo, portanto, uma interessante forma de redução do impacto ambiental do consumo humano. O objetivo deste projeto é caracterizar os principais tipos de madeira plástica técnica e economicamente viáveis, analisar suas atuais aplicações e propor outras aplicações compatíveis com as características e os custos associados a esse material.
Professor: Dr. Flávio D’Angelo


Linha: "Análise do mercado interno de veículos elétricos e híbridos"

Descrição: Análise do cenário interno de veículos elétricos e híbridos, diante das políticas de desenvolvimento do setor, impactos econômicos e aceitação da tecnologia pelos usuários de veículos automotores.
Professor: Alexandre Vieira