Os graduandos dos cursos de Administração, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção visitaram, no dia 30 de abril, o Museu da Bolsa do Brasil no prédio da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo). O museu B3 apresenta a evolução da bolsa, que já foi Bolsa de Mercadorias e Futuros (década de 1990) e Bovespa (anos 2000), e também traz relatos de pessoas importantes para a instituição. O objetivo do museu é demonstrar a história do funcionamento dos pregões e ofertas de ações.

Os 23 alunos dos períodos diurno e noturno dos diversos cursos estiveram acompanhados da professora Karen Ayala. A atividade gratuita é agendada semestralmente como parte da disciplina Sistema Financeiros e Produtos Financeiros nas graduações de Administração e Economia, mas também é aberta para a participação de estudantes dos demais cursos da Faculdade. Dentre outras coisas, a disciplina aborda aspectos relacionados ao Mercado de Capitais brasileiro, do qual a B3 faz parte.

O coordenador de curso de Administração, professor José Guilherme Ferraz, fala sobre a importância da atividade. "A visita técnica é fundamental para consolidar os aprendizados vistos em sala de aula ao tomar conhecimento do histórico e operação da B3. Além disso, torna-se interesse geral a todos os cursos da ESEG, tanto aqueles alunos que tenham interesse em atuar no Mercado Financeiro como também àqueles que desejam conhecimento mais amplo para realizar melhores investimentos pessoais".

Na atividade, foi explicada a história da Bolsa de Valores e o seu funcionamento desde períodos antigos (quando, por exemplo, ainda havia a negociação ou pregão presencial) até dias atuais (com negociações realizadas exclusivamente via plataformas digitais). A visita monitorada durou cerca de uma hora, onde os alunos puderam tirar dúvidas e se aprofundarem no tema.