Corpo Docente


Alexandre Vieira
Especialista
Lattes
Possuí graduação em Automação Industrial e pós-graduação em Engenharia de Produção, atualmente participa do programa de mestrado da Universidade de São Paulo na área de Materiais. Atuou como especialista no Instituto Senai de Inovação em Manufatura Avançada e Microfabricação prestando assessoria em processos de fabricação a laser e caracterização de superfícies, atuando principalmente na área de tribologia. é professor do curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG). Atua como docente na Faculdade de Tecnologia Senai "Suíço-Brasileira Paulo E. Tolle". Realiza palestras sobre inovação e novas tecnologias no contexto industrial.

Antonio Camargo
Mestre
Lattes
Possui graduação em ENGENHARIA METALÚRGICA pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1984) e mestrado em Tecnologia Nuclear com ênfase em cerâmica pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente é pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e professor na Escola de Engenharia e Gestão - ESEG. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmica branca, cerâmica vermelha, alumina, refratários, processamento cerâmico.

Carlos Rogério Cerqueira
Doutor
Lattes
Graduado e licenciado em Química pela Universidade de São Paulo (2006). Doutor em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo (2013). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: análise conformacional, espetroscopia no infravermelho, RMN e cálculos teóricos. Atualmente é Professor da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG), em São Paulo, SP.

Daniel Rodrigues da Silva
Doutor
Lattes
Bacharel em Matemática Aplicada e doutor em Ciências (Matemática Aplicada) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor no Centro Universitário da FEI e na ESEG - Escola Superior de Engenharia e Gestão / grupo Etapa. Tem experiência na área de Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Equações Diferenciais, Simulação Numérica e Epidemiologia Matemática.

Fernando Rogério Jardim
Doutor
Lattes
Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela FFLCH/ USP (2005), Licenciatura em Ciências Sociais pela FE/ USP (2006), Mestrado em Sociologia pela FFLCH/USP (2009) (Bolsa CNPq) e Doutorado em Sociologia pela FFLCH/ USP (2015). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: empreendedorismo, empresas juniores, incubadoras de empresas, trabalho intelectual, reforma universitária, políticas públicas de C&T, propriedade intelectual e inovação tecnológica. Foi estagiário na Fundação SEADE e membro do conselho editorial da Revista Plural. Foi monitor do Programa de Formação de Professores de Sociologia da USP. Atua na Educação Superior (graduação e pós-graduação), em disciplinas de Sociologia Geral e do Direito, Economia Geral e do Brasil, Gestão da Inovação e Ciência Política. é autor do livro AVENTAL SUBALTERNO à GRAVATA (Biblioteca 24 Horas). Mantém o blog START-ASPAS (www.startaspas.com), com atualizações diárias sobre empreendedorismo e gestão da inovação. é membro da ANPROTEC (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) e avaliador da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

Flávio D'Angelo da Silva
Doutor
Lattes
Possui graduação em Eng. Metalúrgica pela USP (1988), mestrado em Eng. de Produção pela USP (1998) e doutorado em Eng. de Produção pela USP (2002). Especialização em Administração Industrial pela Fund. C. A. Vanzolini. Possui também MBA pela Fund. Getúlio Vargas. Atualmente é professor na Fund. de Ensino Inaciana (FEI), Esc. Superior de Engenharia e Gestão (ESEG) e na Fac. de Engenharia de Sorocaba (FACENS). Professor da Univ. Virtual de São Paulo. Foi professor no Inst. Mauá de Tecnologia e na Fac. de Administração e Informática (FAI) de Santa Rita do Sapucai-MG. Palestrante da Universidade Steinbeis - Berlin. Atuou na Universidade Pitágoras e ministrou cursos de pós-graduação na Univ. Presbiteriana Mackenzie. Coordenador do laboratório de Comissionamento Virtual do Instituto Mauá de Tecnologia. Bolsista do CNPq no Núcleo de Apoio de gestão da Inovação da ABIMAQ. Foi coordenador de pós-graduação do Inst. Mauá de Tecnologia.Vinte anos de atuação na industria gerenciando áreas de qualidade e manufatura.Foi responsável por projetos de transferência tecnológica. Atuou como professor nas Fac. Maria Augusta (Jacarei), UNIP, Univ. Ibirapuera e Univ. do Grande ABC. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos temas: inovação, desenvolvimento de produto, produção enxuta, qualidade, supply chain, complexo automotivo e industria automobilistica. Aprimoramento cultural e profissional na França, China, Alemanha, Ilhas Cayman, Inglaterra, Bélgica, Espanha, Argentina, México, Estados Unidos e Suíça. Participação em MBA internacional e em banca de avaliação de trabalhos da Steinbeis University de Berlin. Consultor do programa Gespro do IPT. Tem diversas participações em bancas de avaliação de trabalhos para congressos e em concursos públicos relacionados a inovação.

João Alexandre
Mestre
Lattes
Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos (1985) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2011). é especialista em Ergonomia aplicada ao sistema de produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). é especialista em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia; Especialista em saúde pública, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, saúde ocupacional, LER/DORT - Lesões por esforços repetitivos/ Distúrbios Osteo musculares relacionados ao trabalho; projetos de sistemas de produção, reabilitação e readaptação profissional.

João Ferreira Netto
Doutor
Lattes
Doutor em Engenharia Naval e Oceânica (Transportes) e Mestre em Engenharia de Sistemas Logísticos pela Escola Politécnica da USP, graduado Engenheiro Naval graduado na mesma instituição. Desenvolve projetos, pesquisas e estudos nas áreas de logística de transportes, terminais portuários, transporte marítimo e indústria naval. Atualmente coordena o CILIP, Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária, na USP, liderado pelo Prof Titular Rui Carlos Botter, e é Professor na Escola Superior de Engenharia e Gestão, ESEG, ligada ao Grupo Etapa de Educação.

José Roberto
Doutor
Lattes
Doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP (2014), Mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP (2006), possui MBA pelo IBMEC (2002), especialização em Comércio Exterior pelo Mackenzie (1998) e graduação em Engenharia de Produção pela Poli/USP(1989). Atualmente atua como Diretor do Grupo Educacional ETAPA e professor da ESEG (Escola Superior de Engenharia e Gestão), ministrando disciplinas ligadas a métodos quantitativos, previsão de demanda, gestão da produção, administração de materiais e logística. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Estoques, Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos.

Kumiko Kissimoto
Doutora
Lattes
Doutora e Mestre em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP (2015/2011), linha de pesquisa em Gestão da Tecnologia da Informação. Formada em Engenharia Eletrônica pela Universidade Mackenzie (1992). Possui mais de 10 anos de experiência profissional na área de TI em empresas como IBM Brasil e Seal Eletrônica. Atua como consultora em gestão por processos e é Docente na FEI (Centro Universitário da FEI), na ESEG (Escola Superiror de Engenharia e Gestão - Grupo Etapa) no curso de graduação em Engenharia de Produção e na Fundação Vanzolini no curso de Gestão por Processos, Melhoria de Processos.

Leonardo Macarrão
Mestre
Lattes
Mestre em Engenharia Automotiva (2004) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Engenheiro Mecânico (1988) pela FEI - Faculdade de Engenharia Industrial e Bacharel em Administração de Empresas (1994) pela Universidade Mackenzie. Engenheiro de Segurança do Trabalho, conclusão prevista para setembro de 2018 pela Unicsul. Professor do curso de Engenharia de Produção da ESEG - Escola Superior de Engenharia e Gestão - Etapa Educacional. Na indústria automotiva desde 1991, atuou em desenvolvimento de veículos na Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil, na fabricação de mock-ups e protótipos e na análise comparativa de veículos - Benchmarking e Teardown (1995 a 2016). Também atuou em desenvolvimento de processos de fabricação de carrocerias e na manufatura em produção seriada (1988 a 1995). Tem 15 anos de experiência didática em cursos de nível de pós-graduação, graduação, técnico e básico. Membro do Comitê de Manufatura, Qualidade e Logística do Congresso SAE (desde 2010. Diretor em 2013 e Vice-Diretor em 2012). Membro do Comitê Técnico Avaliador do SIMEA da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva - AEA (desde 2011). Membro do Comitê de Educação de Engenharia do Congresso SAE (desde 2016). Professor visitante do Curso de Especialização em Engenharia Automotiva do Instituto Mauá de Tecnologia (desde 2011). Membro convidado de banca examinadora de monografias do Curso de Especialização em Engenharia Automotiva da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (desde 2011). Autor do Livro Desenvolvimento de Veículos com Protótipos e Ferramental Rápido - Aplicados na Indústria Automotiva em Carrocerias de Veículos. 152 pág., 2017. ISBN 978-3-330-20411-9, Editora: Novas Edições Acadêmicas. Autor de 13 Artigos Técnicos publicados nos congressos SAE, ABAL, SIMEA e Jornal Correio Mecânico, com 3 prêmios de melhor paper.

Marcos Dornelles
Mestre
Lattes
Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá (1996), pós-graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (2002), mestre em Ciências pela USP (2012) no programa de Engenharia de Produção na área de concentração: Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento e doutorando em Administração pela USCS. Possui ampla experiência na área de Administração de Empresas, atuando principalmente com: Modelo de Negócios, Planejamento, Modelagem Organizacional, Marketing, Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional.

Marcello Romani
Mestre
Lattes
Doutorando em Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP - FGV - 2016) na Linha de Pesquisa em Estratégia Empresarial. Previsão de realização de Estágio Doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT - EUA) no primeiro semestre de 2018. Mestre em Administração com ênfase em Gestão da Inovação no Centro Universitário da FEI (FEI-2016). Possui Pós-Graduação em Governança nos Negócios com foco em Direito, Economia e Gestão pela Fundação Instituto de Administração (FIA - 2013). Possui Graduação em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Customer Relationship Management (ESPM - 2011). Atualmente é professor de Pós-graduação da Fundação Instituto de Administração (FIA), lecionando sobre Estratégia Empresarial e Negócios Internacionais, e da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), lecionando sobre Gestão de Produtos, Serviços e Marcas. Atua também na Universidade Ibirapuera (UNIB), tendo lecionado sobre Empreendedorismo, Sustentabilidade, Estratégias de Negócios Internacionais, ética e Responsabilidade Social Empresarial, Gestão de Projetos, Gestão Pública e Gestão da Qualidade nos cursos de Pós-Graduação e Graduação da Instituição. Recentemente passou a integrar também, como professor das disciplinas Organizações e Gestão - Administração, Teoria das Organizações e Marketing, o Corpo Docente da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG), nos cursos de Engenharias da Escola. Como pesquisador tem interesse de pesquisa nas linhas de Estratégia Empresarial, Internacionalização de IES e de pesquisadores e Sustentabilidade, especialmente na temática de Negócios Sociais.

Rafael Budaibes
Mestre
Lattes
Doutorando em Matemática pelo IME-USP na área de álgebra. Possui mestrado em matemática pela Universidade Federal do ABC (2013) e Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (2009). No momento, está ligado à pesquisa, nível doutorado, na área de álgebra.

Silvia Helena Boarin
Doutora
Lattes
Possui Pós-Doutorado (2007) e Doutorado (2005) em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2000); Especialização em Engenharia de Produção (1996) e Matemática Avançada (1995) pela Universidade São Judas Tadeu; e Graduação em Engenharia Industrial Elétrica pela Universidade São Judas Tadeu (1988). Foi membro do projeto "O Panorama da utilização do Programa Seis Sigma no Brasil" (nº 474160/2004-1), aprovado no Edital Universal CNPq. Possui grande experiência na área acadêmica (ministrando aulas e coordenando cursos (graduação e pós) e também na área industrial (setor de qualidade e certificações). é avaliadora de cursos do INEP. Suas linhas de pesquisa são qualidade e produtividade. Trabalha como coordenadora dos cursos de graduação (Administração e Engenharia de Produção) na ESEG-Escola Superior de Engenharia e Gestão de São Paulo desde 2008.

Vitor Mori
Mestre
Lattes
Aluno de doutorado na área de concentração de Engenharia Biomédica no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e bolsista CAPES. Mestre em Engenharia Biomédica no Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em 2015 com bolsa CNPq. Bacharel em física com habilitação em pesquisa básica pelo Instituo de Física da Universidade de São Paulo em 2013.

Antonio Carlos Tonini
Doutor
Lattes
Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2012), pesquisando sobre testes independentes de software como serviços. Tem experiência na área de Administração e Gestão de TI, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas ERP, produtividade, método de seleção, qualidade de processos de TI e qualidade de dados, estratégia de TI, plano diretor de tecnologia da informação, estruturação das operações para testes de software. Tem desenvolvido trabalhos sobre inovação tecnológica para empresas start ups e empresas tradicionais.

Antonio Renato Cecconello
Doutor
Lattes
Doutor em Educação - Mobilização para a aprendizagem - Programa Educação-Currículo PUCSP. Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica - Unifecap. Pós-graduado em Administração Contábil Financeira - FGVSP. Graduado em Matemática - Centro Universitário Fundação Santo André. Gestor do Programa de TCC e professor do curso de Administração da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor de disciplinas da área financeira dos cursos de Administração e Engenharia de Produção - ESEG. Sócio da empresa Approval Avaliações e Consultoria S/C Ltda. Experiência profissional em Administração Financeira: plano de negócio, estudo de viabilidade e administração de empresas. Autor do livro "A Construção do Plano de Negócio" - ed. Saraiva 2008. Co-autor do livro "Métodos e Técnicas de Pesquisa em Contabilidade" - ed. Saraiva 2003.

Cleber de Paula
Especialista
Lattes
Possuo graduações em Engenharia Elétrica - Eletrônica pelo Centro Universitário da Faculdade de Engenharia Industrial (1992) e Pedagogia pela UNIMEP de Piracicaba (1999) e Especialização em Educação à Distância pelo SENAC do Rio de Janeiro (2014). Entre 2007 e 2016 ministrei aulas nos cursos de Educação Profissional Técnica de nível médio do SENAI-SP, nas áreas de Eletroeletrônica, Mecatrônica e Gestão da Manutenção, Qualidade e Meio Ambiente, atuei como Representante da Qualidade da unidade, Coordenador de Estágios e especialista em eletroeletrônica no desenho curricular do Curso Técnico de Eletrônica, atualmente ofertado pelo SENAI-SP. Fui autor de livros e objetos de aprendizagem, revisor técnico e tutor, do projeto de implementação do Curso Técnico de Eletroeletrônica, na modalidade semipresencial para o Departamento Nacional do SENAI. Atualmente exerço a função de professor da Escola Superior de Engenharia e Gestão - ESEG, no curso de Graduação de Engenharia de Produção, nas áreas de Instalações Elétricas Industriais e Automação.

Daniel Soler
Mestre
Lattes
Mestre em Ensino de Ciências, área de Ensino de Física, pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2009-2012). Bacharel em Física com Habilitação em Astronomia pelos Institutos de Física e de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas, da Universidade de São Paulo (2003-2008). Licenciado em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (2012-2014). Ensino Médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2000-2002). Professor de Física da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG) (2015 - Atual). Professor e Plantonista de Física do Colégio Dante Alighieri (2016). Coordenador Científico do Planetário e Teatro Digital de Santo André (Johannes Kepler) e do Núcleo de Observação do Céu (NOC), localizados na Sabina Escola Parque do Conhecimento (2015-2016). Professor de Física e de Astronomia do Colégio Etapa (2013-2015). Professor de Física do Curso Etapa (2013). Professor e Planetarista dos Planetários de São Paulo (Planetário e Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini e Planetário do Parque do Carmo) (2005-2010). Colunista de Astronomia do Canal de Educação do Portal IG (2009-2010). Professor de Ciências eventual do Colégio Dante Alighieri (2012). Professor e Astrônomo do Colégio Magno/Mágico de Oz de São Paulo (2009). Professor e Plantonista do Colégio Argumento/Objetivo de São Paulo (2003-2004).

Fernando Augusto Umezu
Doutor
Lattes
Graduação em Engenharia de Eletricidade pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1992), graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutorado em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (2010). Trabalhou no Insper, Faculdades Oswaldo Cruz, FECAP e atualmente é analista do Banco Central do Brasil e professor na ESEG e FIPE.

Henrique Mattos
Mestre
Lattes
Advogado formado pela PUC/SP em 1998. Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), Pós graduado em Direto Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e em Direito Internacional Público e Privado pela Hague Academy of International Law em Haia/Holanda (2004). Assistente de Coordenação e Professor no curso de pós-graduação latu sensu em Direito Internacional da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (COGEAE) desde 2007, Professor assistente no curso de graduação em Direito Internacional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo desde 1999 e Colaborador da ODIPP (Oficina de Direito Internacional Público e Privado). Professor de Direito Empresarial na ESEG (escola Superior de Engenharia e Gestão) desde 2013. É advogado atuante com experiência nas áreas do Direito Empresarial, com foco em Direito Societário, Mercado de Capitais, Contratual e Internacional, tendo desenvolvido trabalhos importantes na área Societária, Contratos, Governança Corporativa e Sustentabilidade. (Texto informado pelo autor)

João Chang Junior
Doutor
Lattes
Concluiu o Programa de Pós-doutorado em Administração de Empresas na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (2006). Concluiu o Programa de Doutorado em Administração de Empresas na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP (2001). Concluiu o Programa de Mestrado em Qualidade no Instituto de Matemática, Estatística e Ciências da Computação na Universidade de Campinas ? UNICAMP (1995). é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Cecília (1984). é graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP (1978). Atualmente é Professor Titular do Programa de Mestrado em Engenharia Mecânica do Centro Universitário da FEI, Professor Titular Pleno da Fundação Armando Alvares Penteado ? FAAP e Professor Titular da Escola Superior de Engenharia e Gestão - ESEG. Tem experiência nas áreas de Administração de Empresas e Engenharia da Produção, com ênfase em Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Estatística Multivariada, Pesquisa Operacional, Teoria da Tomada de Decisão, Qualidade em Instituições de Saúde. Coordena um programa de intercâmbio e dupla diplomação em engenharia entre o Centro Universitário FEI e o Institut Catholique des Arts et Métiers na França. Coordena um convênio de cooperação científica e tecnológica entre o Centro Universitário FEI, a Fundação Zerbini e o Instituto do Coração - InCor - do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

João Walter Saunders
Mestre
Lattes
Possui graduação em Telecomunicações pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1999) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professor em regime de tempo parcial do Instituto Mauá de Tecnologia e na Escola de Superior de Engenharia e Gestão. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Computação e Produção, com ênfase em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Manufatura Digital.

Karlene do Socorro
Doutora
Lattes
Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP, com pesquisa voltada para o estudo do gênero homepage em contexto educacional. é professora do Departamento de Português da PUC-SP, onde ministra disciplinas presenciais, semipresenciais e a distância em cursos de graduação, extensão e especialização é também professora na Escola Superior de Engenharia e Gestão - ESEG, onde ministra disciplina presencial em cursos de graduação, que visa ao aprimoramento da comunicação empresarial. Possui experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de língua portuguesa para fins específicos, interação, discurso eletrônico, educação a distância via Internet, gêneros textuais digitais.

Leila Keiko Jansen
Doutora
Lattes
Doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2009). Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1989). Graduada em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1981). Co fundadora da CHEM4U Indústria e Comércio de Equipamentos e Produtos Químicos Ltda. Tem experiência e interesse na área de Empreendedorismo, Inovação, Gestão de Operações, principalmente nos seguintes temas: Startups, Pequenas e Médias Empresas, Seis Sigma, Gestão da Inovação, Pensamento Sistêmico, Dinâmica de Sistemas, Gestão da Qualidade.

Marcelo Gonçalves
Doutor
Lattes
Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Mackenzie (1982), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1985) e doutorado (Ph.D.) em Metalurgia pela University of Sheffield (1989). Atualmente é professor na ESEG (Escola Superior de Engenharia e Gestão) e sócio-diretor da Alpina Consultoria. Foi pesquisador do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo por 21 anos. Tem experiência na execução de projetos de P&D&I na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica atuando principalmente nas seguintes áreas: Metalurgia Física; Metalurgia Mecânica; Análise Microestrutural; Conformação Mecânica; Extrusão e Laminação de Ligas de Alumínio; Aços Microligados; Aços Carbono; Aços Ligados; Aços Inoxidáveis. Desde 2010 desenvolve atividades de consultoria para empresas do setor metal mecânico. Nos últimos 25 anos, vem coordenando e gerenciando projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica voltados para processos e produtos metalúrgicos, principalmente relacionados à indústria do alumínio. Neste mesmo período tem desenvolvido atividades docentes nas áreas de metalurgia, engenharia de materiais e engenharia de produção, em nível de graduação e pós-graduação.

Marcelo Dias Carvalho
Mestre
Lattes
Possui graduação em Engenharia de Produçao pela Universidade de São Paulo (1998), graduação incompleta pelo ITA (Turma 1995) e mestrado concluído em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do Etapa Ensino e Cultura S/C LTDA e professor da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG) . Tem experiência acadêmica e prática na área de Engenharia de Produção com ênfase em Programação e Controle da Produção, Pesquisa Operacional, Estatística e Métodos Quantitativos. Desenvolve trabalhos de coordenação de alavancagem no aprendizado de estudantes vestibulandos e do ensino superior. é autor do livro de título Sonhar, Estudar e Conquistar que trata de como melhorar rotinas e comportamentos para aprender mais e melhor.

Pablo Ganassim
Especialista
Lattes
Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática e pós-graduação em Gestão Empresarial. Atualmente é professor e coordenador na ESEG - Escola Superior de Engenharia e Gestão, do Grupo Educacional ETAPA. Tem experiência nas áreas da Matemática ligas ao Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Ensino Superior, além de larga experiência em competições ligadas à Matemática.

Renato Semmler
Doutor
Lattes
Bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestre em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (1993) e Doutor em Tecnologia Nuclear pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Pesquisador Titular do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen - Cnen/SP), pesquisador associado da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Docente de Cursos de Pós-Graduação na área de Tecnologia Nuclear pelo IPEN - Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física Nuclear de baixas energias atuando nos seguintes temas: reações de captura de nêutrons térmicos (prompt gamma rays), método k0 de análise por ativação neutrônica, caracterização do espectro de nêutrons junto aos canais de irradiação do reator IEA-R1, espectroscopia gama, fotodesintegração, reações fotonucleares (fotofissão e fotonêutrons), e ensino de física. Professor e organizador da EAEN - Escola Avançada de Energia Nuclear para estudantes do Ensino Médio, preferencialmente envolvidos com olimpíadas de física e química: Teoria e Aplicações das Ciências Nucleares. Professor de física com mais de 25 anos de experiência em cursos universitários, pré-vestibular e ensino médio.

Thales Sakamoto
Mestre
Lattes
Mestre em Economia e Finanças pela FGV-EESP e Engenheiro de Produção pela POLI-USP. Atuou como consultor nas empresas Santander, Fiat, Shell, Grupo Pão de Açúcar, Natura, Sanofi, O Boticário, entre outras. áreas de atuação incluem: avaliação de empresas, valoração da marca, precificação, segmentação de clientes, análise de mix de marketing, pesquisa de mercado e pesquisa operacional. áreas de pesquisa: Aplicações em econometria e séries temporais, Conjoint Analysis, Structural Equation Modeling, Valuation e Opções Reais.